08 FEV 2018
Polícia Militar divulga balanço positivo da segurança pública

Corporação reforça patrulhamento para, em parceria com a Prefeitura, garantir tranquilidade aos foliões no Circuito Oficial do Carnaval 2018

O Carnaval de Itaúna começa nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, com o tradicional bloco Pau de Gaiola, na Praça da Lagoinha. Às vésperas do início da festa, que promete movimentar a cidade até a terça-feira, 13, a Polícia Militar divulgou o balanço com os dados referentes à segurança pública e as ações de prevenção à criminalidade que têm sido executadas no Município.

Conforme o relatório, apresentado pelo major Alexandre Oliveira, comandante da 51ª Companhia de Polícia Militar, ao longo de janeiro, a corporação intensificou o trabalho de repressão aos bandidos, com reforço do patrulhamento, cumprimento de mandados, blitze e operações antidrogas, entre outras. Os resultados foram positivos e os índices de violência diminuíram em janeiro.

De acordo com o comandante da PM, os esforços decorrentes dos empenhos operacionais culminaram na diminuição dos crimes violentos em 46,2%; roubos, 52,2%; e homicídios, 75%. Também houve queda dos índices de outras modalidades criminosas, na comparação com o mesmo período de 2017.

Reforço no Circuito do Carnaval

Em reuniões com representantes da administração municipal, a Polícia Militar definiu o esquema para ampliação do patrulhamento durante o Carnaval de 2018, desta quinta-feira, 08, até a terça-feira, 13. A corporação recebeu reforço do efetivo para empenho nas ações operacionais na Praça da Lagoinha e avenida Jove Soares, garantindo mais tranquilidade aos participantes da festa.

O reforço das estratégias de segurança no Carnaval 2017, pela Prefeitura de Itaúna e PM gerou resultado significativo, com a diminuição dos índices de criminalidade, durante o período da folia na avenida Jove Soares. Os dados oficiais, apresentados pela corporação mostraram que o número de ocorrências, registradas entre 24 e 28 de fevereiro do ano passado, caiu 9,8% na comparação com o mesmo período de 2016.

Em 2018, a Prefeitura adota o mesmo modelo de 2017, com a instalação de portões para controle de acesso ao Circuito Oficial. A folia continua gratuita, no entanto, a entrada será monitorada para impedir arma e objetos perfurocortantes. Essa foi uma das ações que contribuíram para a redução significativa da violência. Outra medida que deu certo, e será repetida, é o monitoramento por câmeras, além da presença dos seguranças e brigadistas.

Dicas da PM para aproveitar a folia em segurança

* Evite transportar objetos de valores; procure andar em grupo; evite manusear aparelhos eletrônicos em lugares isolados; evite o uso de joias e demais objetos de valor nos locais de aglomeração;

* Com as crianças é preciso ter atenção redobrada. Aos pais é recomendado deixar com os filhos a identificação com nome, telefone, endereço;

* Evite deixar objetos de valor no interior do carro; não estacione em locais escuros e ermos.