03 JAN 2018
Cadeiras de rodas destinadas a Itaúna são entregues pela Prefeitura e Adefi

Equipamentos liberados pelo Estado atendem demandas de entidades assistenciais e usuários cadastrados para o empréstimo

A Associação de Pessoas com Deficiência de Itaúna – Adefi – realizou na manhã desta quarta-feira, 03 de janeiro, a entrega das cadeiras de rodas destinadas ao Município, pelo governo de Minas Gerais, por meio do trabalho conjunto entre a administração, o deputado estadual Agostinho Patrus, e o vereador Gleison Fernandes, o Gleisinho. Equipamentos foram repassados a entidades assistenciais e usuários cadastrados previamente para recebê-los, durante encontro com a presença do prefeito Neider Moreira, que destacou a importância da parceria para garantia de melhores condições aos portadores de necessidades especiais e idosos assistidos pelas instituições locais.

“O Estado, diante da nossa atuação junto ao deputado Agostinho Patrus, garantiu as cadeiras de rodas, que decidimos repassar à Adefi, pelo conhecimento em relação à causa, a capacidade de administrá-las da maneira mais adequada, atendendo às demandas apresentadas. Essa conquista terá um efeito muito positivo no conjunto da sociedade, pois, vai garantir melhor qualidade de vida para essa parcela da população. Essa tem sido a preocupação ao longo do mandato, favorecer a comunidade. E, ao fazermos isso, estamos cumprindo o nosso papel”, comentou o chefe do Executivo.

A Prefeitura buscou os equipamentos em Belo Horizonte, no início de dezembro de 2017, logo após a liberação dos mesmos pelo governo de Minas Gerais, e encaminhou à Adefi, que administra a Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, por meio de convênio com o Município. A entidade ficou responsável pelo empréstimo, mediante cadastro, avaliação e assinatura de um termo de compromisso. A fisioterapeuta da instituição, Júnia Soares, fará o acompanhamento, com ajustes e orientações.

No total foram adquiridas e doadas para a cidade, com recursos provenientes de emenda parlamentar, 30 cadeiras de rodas. O Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – Crasi, que mantém um lar de idosos em Itaúna recebeu dez, enquanto outra parte contemplou pessoas com deficiência permanente ou temporária. As demais continuarão sob a custódia da Adefi, para concessão de uso a quem mais necessitar. “Esses equipamentos são muito importantes, pois, a população cresceu e as entidades não conseguem suprir a demanda. Temos que agradecer a todos os envolvidos nessa ação, que vai ajudar a muitos, que tanto precisam”, frisou a diretora administrativa da Adefi, Cibele Gonçalves.

Gleisinho também participou da entrega e comemorou. “A solicitação foi atendida e isso trará mais conforto aos que dependem desse tipo de item para se locomover. Eu sei bem como é importante, um ganho significativo para a comunidade. E também estou ciente de que há gente precisando de andadores, cadeiras motorizadas e de banho. Continuaremos juntos, buscando meios para atender a essas necessidades”, comentou o parlamentar. “Temos que agradecer, foi uma parceria que veio em boa hora, pois no lar dos idosos, por exemplo, há uma grande demanda por esse tipo de equipamento. Portanto, os dez que recebemos serão muito bem aproveitados”, completou a assistente social do Crasi, Silvana Ferreira.

De acordo com a diretoria da Adefi, ainda há cadeiras disponíveis. Os interessados em mais informações sobre o cadastro para liberação das mesmas podem entrar em contato com o setor Administrativo da Praça de Esportes do bairro de Lourdes, na rua Virgínia Maria, s/n.º. O telefone é 3242.1683. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social também está à disposição para prestar esclarecimentos, na rua Godofredo Gonçalves, 328, Centro, ou pelo 3242.7192.