02 JAN 2018
Assistência Social abre processo para eleição nas associações comunitárias

Requerimento para registro de chapa deve ser retirado na Sala dos Conselhos entre os dias 08 e 31 de janeiro

A Secretaria Municipal de Assistência Social inicia 2018 com preparativos para as eleições de diretorias de conselhos comunitários, devido ao vencimento de mandatos ou vacância de cargos. Os interessados em compor alguma das associações com vagas em aberto, deverão comparecer à sede da pasta, na rua Godofredo Gonçalves, 328, Centro, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17 horas, para retirar o requerimento de registro de chapa e edital de convocação.

O prazo para os cadastros começa na próxima segunda-feira, 08 de janeiro, e vai até o dia 31. Os candidatos precisam ter idade superior a 16 anos e residir nos bairros onde será realizado o pleito, que são: Santanense, Veredas, Garcias, Morro do Engenho, Santo Antônio, Padre Eustáquio, Morro do Sol, Lourdes, Vitória, Belvedere e Nova Vila Mozart, além das comunidades de Cascalho, Freitas e Carneiros.

Mais voz à comunidade

As associações comunitárias são as instituições legítimas de representação popular nos bairros. Criadas para serem o elo entre a sociedade civil e o poder público, elas dão mais voz à comunidade na busca por melhorias e serviços. A Prefeitura de Itaúna reconhece essas organizações como instrumento para apresentar as principais demandas e incentiva as associações de moradores a buscarem o entendimento dos principais anseios comuns. E, o trabalho feito nesse sentido é intenso, com a ampliação dos mecanismos para a capacitação dos dirigentes das entidades, por meio de cursos e seminários; encontros periódicos para debate sobre as demandas da população das diversas regiões e atendimento às prioridades; além de suporte ao trabalho desenvolvido pelas lideranças.

Em 2017, a Secretaria de Assistência Social deu posse a 13 novas chapas em Associações e Conselhos de Moradores dos bairros Parque Jardim; Jadir Marinho de Faria; Barragem; Nogueira Machado; São Geraldo, Vila Washington e Chácara do Quitão; Carolina de Castro (Reta de Santanense); Vila Nazaré; Morada Nova; Santa Edwiges; São Bento; Vila Tavares, Vila Vilaça, Antunes e Eldorado; Três Marias; e Novo Horizonte.