28 DEZ 2017
Itaúna é destaque regional de geração de emprego em novembro

Município contabiliza mais de 1.300 vagas abertas em 11 meses

O último levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado em dezembro, acerca das contratações formais e demissões efetivadas em todo o país, aponta Itaúna em uma condição favorável. Em novembro, a cidade teve o melhor desempenho da região Centro-Oeste em relação à geração de oportunidades, com balanço positivo, diante de 459 novos postos abertos, no mês analisado. O município ficou bem à frente da segunda colocada, Santo Antônio do Amparo (+134). Em terceira posição, apareceu Cláudio (+119); na quarta, São Sebastião do Oeste (+110) e, na quinta, Formiga (+90).

Pelo oitavo mês consecutivo, Itaúna apresentou boa performance, com mais admissões que desligamentos. Na cidade, de janeiro a novembro, conforme os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, o mercado absorveu 1.334 trabalhadores. Os setores da Indústria, Construção Civil e Prestação de Serviços foram os que mais geraram empregos.

Itaúna se destaca num cenário em que o desemprego volta a assustar em todo o país. Apesar de, na avaliação geral, o Centro-Oeste mineiro, que tem 56 municípios, ter encerrado o último mês com resultado favorável, de 522 postos (8.532 admitidos contra 8.010 demitidos), o Brasil teve, em novembro, 12.292 vagas fechadas (1.111.798 admissões contra 1.124.090 demissões). Já no estado de Minas Gerais foram contratadas 124.287 pessoas e dispensadas 126.324, um saldo negativo de 2.037 vagas.

Apoio do Município ao SINE contribui para bons resultados

A agência local do Sistema Nacional de Emprego – SINE, é responsável por auxiliar trabalhador e empregador no encaminhamento para o preenchimento de vagas. Em 11 meses, de janeiro a novembro, o serviço direcionou mais de 1.500 trabalhadores para entrevistas de seleção, de acordo com o último balanço apresentado. Deste total, mais de 120 candidatos foram contratados. Ao longo do ano, o SINE também realizou 14.318 atendimentos nos setores de Emissão de Carteira de Trabalho, Intermediação de Mão de Obra e auxílio ao benefício do Seguro Desemprego.

O diretor da unidade em Itaúna, Isaac Herculano, ressalta a importância do serviço. “Mantido com apoio da Prefeitura, o SINE é um suporte para o trabalhador. Na agência é possível requerer direitos e conseguir o encaminhamento profissional, com a vantagem de todos os atendimentos serem acompanhados por profissionais”, explicou.

O horário de atendimento do SINE é das 07h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. A agência fica na rua Péricles Gomide, 166, Centro. O telefone para mais informações é o 3241.3366.