28 DEZ 2017
Itaúna selecionada para receber assessoria gratuita da Fundação João Pinheiro

Convênio entre Município e instituição de ensino garante chegada do Programa de Administração e Gestão Municipal à cidade, em janeiro

Itaúna é um dos 19 municípios de Minas Gerais, entre 89 inscritos, selecionados para receber o Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal – Prinagem, executado pela Fundação João Pinheiro. A iniciativa garantirá à Prefeitura assessoria técnica especializada, e gratuita, prestada pelos alunos da instituição. Por meio de convênio, os estudantes acompanharão, por um mês, a rotina da administração. E, durante a imersão, com a vivência diárias, eles vão propor soluções para que os serviços sejam mais eficientes, democráticos e transparentes à sociedade. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados em janeiro de 2018.

O secretário de Governo, Alisson Diego Batista Moraes, articulou a parceria, ao lado do chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral. O gestor destaca a importância da chegada do Prinagem a Itaúna, salientando que a Fundação João Pinheiro é uma organização de renome, reconhecida nacionalmente pela excelência em pesquisa e ensino. “Com certeza, será uma grande experiência, que trará muitos resultados positivos para a cidade, pois, a partir do diagnóstico, serão apontadas as prioridades, o que precisa ser modificado, enfim, quais as medidas mais assertivas a serem adotadas para ampliar e melhorar o atendimento à população”, comenta Alisson Diego.

Os alunos, do curso de Administração Pública, terão monitoramento de professor-orientador, responsável por supervisionar as atividades de campo, incluindo a coleta de dados e informações, indicação de bibliografia e sugestões, e serão instruídos a propor atividades possíveis de serem realizadas no período em que permanecerão no município, a partir das percepções sobre a organização dos serviços. Os estudantes escolhidos para atuar no Prinagem, iniciam, logo depois de divulgado o resultado da seleção, um levantamento das demandas encaminhadas pelas prefeituras, a fim de identificar os principais problemas e potencialidades locais. Com os dados em mãos, eles trabalham em parceria com os servidores municipais durante toda a estada, tanto para acompanhar o dia a dia do governo e verificar, na prática, o funcionamento da máquina pública, quanto para capacitá-los, com ações específicas, tornando-os multiplicadores, nas unidades em que estão lotados.

Ampliação do diálogo com a sociedade

Entre as etapas do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal – Prinagem – está o mapeamento e redesenho de processos, com o objetivo de otimizar fluxos. A atividade tem como objetivo estimular e aumentar a participação da sociedade civil, além de contribuir com sugestões para uma melhor estruturação do Plano Plurianual – PPA.