22 DEZ 2017
Prefeitura entrega novo Ambulatório de Estomaterapia em espaço adequado

Pacientes e profissionais destacam importância da mudança para salas mais amplas e adaptadas às demandas do serviço

Pacientes e profissionais, referência técnica para o tratamento de ostomias, destacaram a importância do novo Ambulatório de Estomaterapia inaugurado pela Prefeitura de Itaúna, na manhã de quinta-feira, 21 de dezembro. Em espaço mais amplo e adequado às necessidades do serviço, a unidade fica na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado.

O novo Centro de Atenção à Saúde de Pessoas Ostomizadas conta com duas salas grandes e arejadas para a realização dos procedimentos, além de uma terceira para apoio aos profissionais e usuários, banheiro próprio, almoxarifado e recepção. “Antes o nosso espaço era bem menor, muito pequeno. Eram duas salas integradas, com um lavatório. A gente não tinha as condições adequadas e, mesmo assim a gente conseguia, dentro das nossas possibilidades, oferecer uma assistência de qualidade. A partir desta semana, contamos com consultórios individualizados e com espaço, além de toda estrutura montada para facilitar a limpeza e organização dos serviços”, afirmou a enfermeira e estomaterapeuta, Cristiane Rabelo Lisboa.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, este é mais um sonho realizado. “É sempre uma alegria imensa poder inaugurar espaços que vão fazer a diferença na vida das pessoas, fomentar o crescimento dos serviços e motivar os profissionais. Saúde é uma construção coletiva e, com o empenho de todos, foi possível realizar uma transformação no setor, fazendo mais com os mesmos recursos”, analisou.

Usuários elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “Esse novo espaço para nós, pacientes, foi uma ótima medida, porque ampliou os serviços e deu mais qualidade ao tratamento”, afirmou Rosimeire Cabanellas. Para Antônio de Oliveira, a nova estrutura reforça o cuidado da Secretaria de Saúde com os pacientes. “Sempre fui atendimento com muito cuidado, atenção e amor. Agora, com as mudanças propostas, vai ficar muito melhor. Eu estou satisfeito”, disse.

O prefeito Neider Moreira enfatizou que não vai faltar empenho da Prefeitura de Itaúna com as ações que promovam o desenvolvimento social, em saúde e econômico do Município. “O compromisso da administração é com as pessoas e elas podem contar com a Prefeitura, que vai dar continuidade ao que está funcionando e ampliar os serviços conforme a necessidades da sociedade. Hoje, mais do que nunca, a gente percebe o envolvimento que há entre os gestores e os servidores, sinergia indispensável para a realização de um trabalho conjunto e eficiente”, destacou o prefeito.

“É mais um avanço que damos, mais um passo à frente no sentido de dotar Itaúna de um conjunto de ações absolutamente diferenciadas em relação ao atendimento na saúde pública. São inúmeras as conquistas no ano. Reativamos o Laboratório Municipal, criamos o Plantão de Neurologia, trouxemos 12 novos médicos para o atendimento especializado, colocamos o Raio-X para funcionar novamente, os exames de imagem foram ampliados, o Espaço da Mulher foi inaugurado, fizemos a terceirização do Planto 24 Horas em parceria com o Hospital Manoel Gonçalves e estamos aqui, hoje, entregando o Ambulatório de Estomaterapia. Ou seja, as ações estão acontecendo. Temos atualmente 21 unidades de Estratégia de Saúde da Família funcionando e todos com médico atendendo, dando uma cobertura imensa à cidade e zona rural. Com isso, apesar de toda a crise, a Prefeitura está fazendo o dever de casa”, completou o prefeito Neider Moreira, apresentando um balanço do ano na área de Saúde.

O novo Ambulatório de Estomaterapia vai funcionar na área antes utilizada para as consultas e exames nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, transferidos para o Espaço da Mulher, entregue à comunidade em outubro. Os serviços de ostomias são voltados para a assistência àqueles que precisam usar bolsas coletoras, após cirurgias para retirada de parte de órgãos, como bexiga ou intestino, e também às pessoas que desenvolvem feridas com necessidade de cuidados especiais, decorrentes principalmente de doenças vasculares e diabetes.

Presença

Participaram da inauguração do ambulatório, além do prefeito Neider Moreira, o vice-prefeito de Itaúna, Fernando Franco; os secretários municipais de Saúde, Fernando Meira de Faria; de Governo, Alisson Diego Batista Moraes; Administração, Dalton Nogueira; Assistência Social, Élvio Marques; chefe de gabinete, Valter Gonçalves do Amaral; diretor-geral do IMP, Heli de Souza Maia; secretária-adjunta de Saúde, Vanésia Bernardes, o gerente de Desenvolvimento, Alexandre Falcão, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Vilela. Os vereadores também prestigiaram o ato. Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara, e Lacimar Cezário da Silva, o Três.