18 DEZ 2017
Unidade de ESF do bairro Várzea da Olaria terá nova sede

Mudança vai garantir melhores condições de atendimento aos usuários da rede pública na região

A Prefeitura de Itaúna vem promovendo, desde janeiro, adequações aos equipamentos públicos, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços à população, em todos os setores. Entre as muitas intervenções nesse sentido, feitas até o momento, está a da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF, do bairro Várzea da Olaria. O posto funcionará em novo espaço, a partir da próxima sexta-feira, 22 de dezembro, o que vai proporcionar mais conforto e segurança no atendimento aos pacientes.

A mudança começou a ser programada há meses, a partir de levantamento da administração municipal sobre a situação dos imóveis destinados às equipes de ESF. Com a constatação de que o local que abriga há anos a unidade da Várzea da Olaria não oferece as condições adequadas para a assistência completa aos mais de 4 mil pacientes cadastrados, foram iniciados os procedimentos para a transferência.

A ESF continuará na rua Pedro de Queiroz, no entanto, no número 2.475, a poucos metros do endereço antigo. A nova casa não tem degraus, critério observado para garantia da acessibilidade aos portadores de deficiências e pessoas com mobilidade reduzida. A edificação, ampla, tem cômodos suficientes para instalação das salas de vacinação, consultas médicas e de atendimentos da enfermagem, essa última com área para a coleta de materiais para preventivo, e todas com banheiro próprio.

O lugar reservado à realização de curativos é totalmente azulejado, em conformidade com as normas de Vigilância Sanitária. Além disso, o imóvel conta com uma área externa, que será utilizada durante atividades diversas, como nas campanhas de conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul, entre outras. A equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF – é composta por médico, enfermeiro, técnico e agentes. O telefone da unidade é 3241.8997.