15 DEZ 2017
Serviço de perícia passa a ser realizado em Itaúna

Parceria entre Prefeitura e Polícia Civil garante atendimento às vítimas de abusos, em espaço criado para cuidados com a mulher

A Prefeitura de Itaúna, em parceria com a Polícia Civil, está ampliando a assistência às vítimas de lesões corporais e de crimes de natureza sexual. A partir da próxima segunda-feira, 18 de dezembro, o Município passa a contar com um médico específico para a realização de serviços de perícia.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, o objetivo do governo é tornar o atendimento às pessoas mais humanizado, de modo a integrar os serviços oferecidos pela Polícia Civil. “O acordo prevê a liberação de um profissional médico da Polícia Civil, que vai atender toda a demanda de exames de corpo de delito. Inicialmente, a perícia só atendia em Divinópolis, a partir de agora, com o procedimento em Itaúna, todos terão mais comodidade e segurança”, destacou o gestor.

O serviço funcionará na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, no Espaço da Mulher, dispositivo criado pela atual administração com foco nos cuidados preventivos e ampliação na atenção à saúde das itaunenses. Por meio da parceria, a Prefeitura disponibilizou uma ampla sala, equipada com computador e internet, além de equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos periciais. A Polícia Civil vai ceder um servidor efetivo, médico, além de organizar o fluxo de atendimento.

Para o delegado Jorge Antônio Pereira de Mello, a medida estrutura ainda mais os atendimentos oferecidos tanto pela Polícia Civil quanto pela administração municipal. “A Prefeitura colocou no bairro Morada Nova um centro de referência à saúde da mulher. Então, juntou-se os dois avanços que precisávamos ter em relação à prevenção da violência contra a mulher a aos cuidados com a mulher, e permitiu que houvesse esse entendimento e instalação do novo serviço”, afirmou.

Médico legista

Antiga reivindicação da sociedade, a disponibilidade de um médico legista para os exames autopsiais pode estar perto de ser mais uma realidade em Itaúna. A Polícia Civil anunciou o treinamento e a capacitação do perito. A expectativa é de que, a partir de 2018, sejam realizadas também as autópsias no Município.