14 DEZ 2017
Modernização garante retomada dos exames de sangue no Laboratório Municipal

Novas máquinas possibilitam até 500 procedimentos por dia

Os primeiros exames de sangue começaram a ser feitos no Laboratório Municipal nesta quinta-feira, 14 de dezembro. A retomada dos procedimentos está garantida pela Prefeitura de Itaúna, a partir da modernização dos aparelhos. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 500 análises diariamente.

A substituição dos antigos equipamentos por novos foi uma necessidade detectada ainda em janeiro. “Assumimos a gestão da Saúde com uma fila de pacientes aguardando pelos procedimentos. Há mais de um ano, as máquinas começaram a apresentar falhas e, em função do tempo de funcionamento, algumas com mais de 20 anos em operação, não havia mais peças para manutenção e conserto”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira da Faria.

Dar agilidade ao atendimento dos usuários e por fim à sobrecarga do sistema será, a partir de agora, o desafio. Por isso, a Prefeitura espera atender, em média, 100 pacientes por dia para a liberação de até 500 exames hematológicos e bioquímicos. “A Secretaria de Saúde vai receber toda a demanda gerada nas unidades de saúde, acabar com a fila de espera, e dar encaminhamento aos pedidos que, inclusive, são indispensáveis para a realização de cirurgias eletivas”, justificou o gestor.

“A Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado passa a ser um local centralizado para a realização dos procedimentos tanto de sangue (hematológicos e bioquímicos) quanto de urina e fezes. Para prestar o suporte adequado aos usuários do sistema, nos casos mais complexos, a Prefeitura manterá vigente os convênios com os laboratórios particulares”, completou Fernando Meira.

Com a nova rotina de trabalho na Secretaria de Saúde, possibilitada através da modernização dos equipamentos, a expectativa de entrega de resultados dos exames é de até 03 dias.