14 DEZ 2017
Prefeitura garante mais de R$ 570 mil para a compra de mamógrafo

Recursos destinados pela União vão permitir realização de exames na rede pública de Saúde após mais de 10 anos

A Secretaria Municipal de Saúde está prestes a adquirir um mamógrafo e resolver uma pendência de 10 anos, tempo em que a Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado não conta com o aparelho para a realização do exame para diagnóstico do câncer de mama. Os recursos foram viabilizados pelas emendas n.º 71140011 e 71140015, feitas ao Orçamento da União pelo deputado federal Jaime Martins. O ato atende à reivindicação levada ao parlamentar pelo prefeito Neider Moreira e vai garantir R$ 572 mil para que o Município invista na compra do equipamento.

O montante ainda não chegou aos cofres da Prefeitura, mas está empenhado, por meio da Portaria 3.440/2017, já publicada em órgão oficial. Com a liberação da verba, a administração vai lançar edital de processo licitatório para aquisição do mamógrafo. Desde que o antigo aparelho estragou, há mais de uma década, os procedimentos veem sendo oferecidos por meio de contratos firmados com as clínicas da cidade ou encaminhamentos, por meio Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.Cismep, para realização em Betim, nesse último caso, desde 2013, quando Itaúna aderiu ao consórcio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, a rede pública de Itaúna não tem grande demanda reprimida, uma vez que, com a terceirização dos serviços, os pedidos de mamografias não deixam de ser atendidos. Além disso, existem as ações do governo do Estado, que em mobilização para reforço à prevenção ao câncer de mama, com equipe itinerante, oferece aproximadamente 1.600 exames a cada dois anos, reforçando o trabalho já desenvolvido.

“No entanto, a compra do mamógrafo será uma grande conquista, pois, o Município terá condições de ampliar o atendimento, com mais conforto para as pacientes, que não precisarão mais ir a outras localidades para o procedimento. A aquisição significa também economia de recursos próprios da Prefeitura, já que serão eliminadas as despesas com deslocamento, hoje necessárias”, comenta o gestor.

Espaço da Mulher

Em outubro, a inauguração do Espaço da Mulher, na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, reforçou os cuidados da Prefeitura de Itaúna com as itaunenses. O mamógrafo será mais um aliado da Secretaria de Saúde para o rastreamento preventivo do câncer. O Espaço da Mulher oferece serviços de ginecologia, obstetrícia, além do acompanhamento de pré-natal em caso de riscos e a todas as gestantes após o sexto mês de gravidez.