05 DEZ 2017
Município recebe 30 cadeiras de rodas do governo do Estado

Equipamentos ficarão disponíveis para empréstimos à população mediante cadastro e avaliação, com acompanhamento de fisioterapeuta

Itaúna foi contemplada pelo governo de Minas Gerais com 30 cadeiras de rodas. A entrega foi formalizada pelo Estado em cerimônia no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, onde estiveram presentes o secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques, a gerente superior de Assistência Social, Janaína Reis, o vereador Gleison Fernandes, e a representante da Associação de Pessoas com Deficiência de Itaúna – Adefi, Luíza Corradi. Os recursos para aquisição são provenientes de emenda parlamentar, apresentada pelo deputado estadual Agostinho Patrus, que também participou da solenidade.

Os equipamentos serão repassados à Adefi, que administra a Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, por meio de convênio com a Prefeitura, e ficará responsável pelo empréstimo aos que necessitarem, mediante cadastro, avaliação e assinatura de um termo de compromisso. A fisioterapeuta da entidade, Júnia Soares fará o acompanhamento, com ajustes e orientações sobre uso correto e manutenção.

Psicóloga voluntária da Adefi, Luíza Corradi compôs a mesa de honra durante a cerimônia, representando todas as 26 instituições beneficiadas com essa ação do governo do Estado. No total, foram distribuídas 824 cadeiras de rodas, dobráveis e com suporte para soro, destinadas a cidades em todos os territórios mineiros. “Isso significa muito para todos nós. Significa muito para as pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. É a possibilidade de elas acessarem e ocuparem seu lugar de direito. Esses equipamentos trarão para nós uma possibilidade de acesso e ocupação de espaços públicos que são nosso por direito, possibilitando o exercício da cidadania de forma total”, disse.

Luíza Corradi comentou que a demanda na cidade é alta. “Recebemos muitos pedidos, tanto de cadeiras de rodas quanto de banho, e, com certeza, essa doação vai desafogar bastante. O trabalho será feito pela entidade, em parceria com a Assistência Social, que terá condições de encaminhar as pessoas. O empréstimo poderá ser feito por tempo indeterminado ou temporariamente, de acordo com a necessidade do requerente”, explica.

O deputado estadual Agostinho Patrus também comemorou os investimentos. “É resultado da destinação de minha emenda, para atender à solicitação levada ao meu gabinete pelo prefeito Neider Moreira, por meio do secretário, Élvio Marques, e pelo vereador Gleison Fernandes. Faço um agradecimento especial também à psicóloga Luíza Corradi, voluntária da Associação de Pessoas com Deficiência de Itaúna, que fez um belo pronunciamento, em nome das instituições que receberam os equipamentos”, frisou.

Os interessados sobre o cadastro para liberação das cadeiras de rodas podem obter informações no setor Administrativo da Praça de Esportes do bairro de Lourdes, na rua Virgínia Maria, s/n.º. O telefone é 3242.4010. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social também está à disposição para prestar esclarecimentos, na rua Godofredo Gonçalves, 328, Centro, ou pelo 3242.7192.