27 NOV 2017
Saúde reforça estratégias para aumento da cobertura vacinal

Treinamento foca segurança e qualidade do atendimento aos usuários da rede pública

Entre dias 21 e 22 de novembro, terça e quarta-feira, a referência técnica em imunização da Superintendência Regional, de Divinópolis, Suelem Santos, esteve em Itaúna para ministrar o treinamento “Segurança na Prática da Vacinação”. O curso foi destinado aos enfermeiros responsáveis pela Estratégia de Saúde da Família – ESF, e teve como objetivo capacitar os profissionais a fim de ampliar a qualidade e segurança dos serviços prestados aos usuários da rede pública.

“A iniciativa visa melhorar cada vez mais o atendimento, o que vai refletir no aumento da cobertura vacinal e, consequentemente, na diminuição e maior controle das doenças imunopreveníveis”, comenta a referência técnica do Departamento Municipal de Epidemiologia, Idamyana de Oliveira Ferreira.

Cumprimento de metas

A capacitação dos servidores faz parte da reestruturação do setor de vacinação, implementado neste ano em Itaúna pela Secretaria de Saúde. A medida tem como finalidade garantir que o Município cumpra as metas do Ministério da Saúde referentes ao Programa Nacional de Imunização. Desde 2013, Itaúna não apresentava ao órgão federal resultados satisfatórios, em consonância com os índices preconizados.

O atual sistema gerenciador dos dados, disponibilizado pelo governo federal, passou por alterações com foco em facilitar a inserção, no portal, das informações referentes aos trabalhos de vacinação desempenhados em cada cidade. A mudança, implementada há três anos, não havia sido acompanhada pelo Município e exigiu ações rápidas da nova administração.

Os funcionários responsáveis pelo lançamento dos dados na rede passaram por treinamentos em março e abril. Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, as equipes também receberam orientações sobre a melhor maneira de abordar a comunidade sobre a importância de se imunizar contra doenças.

Vacinas nas unidades de ESF

As vacinas que compõem o calendário nacional, para crianças e adultos, estão disponíveis em todas as unidades de ESF: são 23 postos na área urbana. No caso da zona rural, as doses são distribuídas conforme um cronograma preestabelecido.