24 NOV 2017
Itaúna mantém saldo positivo na geração de emprego em outubro

Pelo sétimo mês consecutivo número de contratação é maior que demissão

Outubro fechou com saldo positivo na geração de empregos em Itaúna. O Município seguiu a tendência favorável de contratações dos últimos sete meses e encerrou o período avaliado com 151 novos postos ocupados. Neste ano, de janeiro a setembro, 875 empregos formais foram preenchidos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os setores de Comércio, Serviços, Indústria de Transformação, Agropecuária e Extrativa Mineral foram os que mais geraram empregos. Em Itaúna, a agência do Sistema Nacional de Emprego – SINE, é responsável por auxiliar trabalhador e empregador no encaminhamento para o preenchimento de vagas. Em dez meses, o serviço direcionou mais de 1.500 trabalhadores para entrevistas de seleção. Deste total, mais de 120 candidatos foram contratados. Ao longo do ano, o SINE também realizou 14.318 atendimentos nos setores de Emissão de Carteira de Trabalho, Intermediação de Mão de Obra e auxílio ao benefício do Seguro Desemprego.

O diretor da unidade em Itaúna, Isaac Herculano, ressalta a importância do serviço. “Mantido com apoio da Prefeitura, o SINE é um suporte para o trabalhador. Na agência é possível requerer direitos e conseguir o encaminhamento profissional, com a vantagem de todos os atendimentos serem acompanhados por profissionais”, explicou.

Retrospecto positivo

Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2017, o mês de outubro só não foi melhor que agosto, quando 189 vagas criadas em Itaúna. A tendência positiva foi seguida nos meses de junho (+120), maio (+120), fevereiro (+97), janeiro (+82), julho (+66), setembro (+57) e abril (+16), que teve a menor variação positiva. Somente o mês de março fechou com déficit na geração de emprego (-24).