24 NOV 2017
Escola de Itaúna conquista selo de Excelência em pesquisa nacional

Instituição Municipal está entre as 46 melhores de Minas Gerais na categoria, em mapeamento com mais de duas mil unidades educacionais do país

A Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado, de Itaúna, ganhou o selo “Excelência com Equidade”, em levantamento que envolveu mais de duas mil instituições de todo o país. A unidade educacional, localizada no bairro de Lourdes, figura no mapeamento entre as 46 que se destacaram em Minas Gerais. A pesquisa foi embasada nos resultados dos alunos do quinto ano, primeira etapa do ensino fundamental, na Prova Brasil. Conforme os indicadores, os estudantes obtiveram aproveitamento de 86% na avaliação de Português, que abrangeu leitura e interpretação de textos. Em Matemática, as crianças conseguiram 80% de rendimento, com a resolução dos problemas apresentados no exame.

A classificação “Excelência com Equidade” é a confirmação de que todos os alunos matriculados na Educação Básica tiveram aprendizado de qualidade. O objetivo da série de estudos, feita em parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo é identificar as escolas públicas que conseguem alcançar resultados significativos em relação à aprendizagem e como é desenvolvido o trabalho. São três categorias, sendo a alcançada por Itaúna a que indica as instituições com bom nível de desempenho nas avaliações externas. Nas demais, Destaque Regional e Bom Percurso, estão, respectivamente, as unidades educacionais que estão avançando, mas ainda não chegaram a um patamar muto alto e as que atingem, no mínimo, o patamar nacional.

O resultado ressalta os esforços da rede pública em promover e melhorar o aprendizado dos estudantes. A pesquisa mostra ainda alguns caminhos obtidos pelas instituições que figuram entre as mais bem pontuadas, como objetivos claros, acompanhamento contínuo dos alunos, uso de dados para embasamento de ações pedagógicas, e criação de um ambiente agradável e propício. A comunicação aberta e transparente, respeito e apoio ao professor, comprometimento da equipe e apoio da comunidade também foram elementos apontados como fundamentais para garantia do sucesso.