24 NOV 2017
Itaúna sedia Conferência Territorial da Educação no sábado, 25

Encontro reúne gestores de toda a região em debate de propostas para melhorias e fortalecimento do setor

Será no sábado, 25 de novembro, a etapa territorial da Conferência de Educação de Minas Gerais. Durante o encontro, autoridades da área em toda a região estarão reunidas no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna, das 08h às 18 horas, para discutir nove eixos que vão nortear os debates com o Estado e a União por melhorias e fortalecimento do setor. A cidade receberá representantes da Superintendência Regional, de Divinópolis, Oliveira e Pará de Minas; da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – Undime; além de 55 secretários do Centro-Oeste.

Entre os pontos fundamentais em pauta, a construção do sistema e de um projeto pedagógico integrado; o financiamento da Educação; a redistribuição do ICMS para a área, com a finalidade de ampliação do atendimento no nível municipal, em especial no ensino infantil; a gestão democrática, reafirmando o ideário de participação na gestão que os conselhos municipais representam; e a reafirmação do princípio da liberdade de aprender, de ensinar e da pesquisa.

Com o tema “A Construção do Sistema Integral de Educação Pública em Minas Gerais”, a Conferência visa a mobilização da sociedade em relação às políticas voltadas à área, com foco, principalmente, no planejamento de ações, em consonância com as metas aprovadas em 2014 para cumprimento até 2024. A iniciativa é encabeçada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, entidade que reúne instituições de ensino, gestores públicos e sociedade civil, entre elas a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

“Sediar a Conferência Territorial é importante para a construção de uma Educação inclusiva, alicerçada a partir de consulta popular e aos profissionais do setor. É também um marco para o Município, que amplia o diálogo com a Secretaria de Estado de Educação e consolida os conceitos do nosso trabalho, que é reconstruir as pontes com os governos estadual e federal em busca de melhorias para o setor, promovendo o desenvolvimento em todos os aspectos”, afirmou a secretária Municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

“Itaúna ser o anfitriã desse evento ainda permite trazer para perto dos itaunenses as discussões para o futuro da Educação. Por isso, é importante a participação de todos os profissionais das redes municipal e estadual e, claro, das instituições particulares, de ensino técnico e superior para a elaboração de um plano que atenda a todos os anseios do setor”, completou a gestora, convidando toda população.

Etapa Territorial da Conferência de Educação de Minas Gerais

Data: sábado, 25 de novembro

Horário: 08h às 18h

Local: Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna (Avenida São João, 3.881, Centro)