22 NOV 2017
Prefeitura cria Feira para valorização de artesãos e produtores rurais

Exposições semanais serão aos sábados na Praça José Flávio de Carvalho. Cadastramento vai até dia 19 de dezembro

Pequenos produtores, artesãos e artistas de variados segmentos terão espaço garantido em Itaúna para exposição e venda de produtos, além de apresentações de trabalhos. A Prefeitura criou e regulamentou a Feirart, que funcionará todos os sábados, das 07h às 15h30, no entorno da Praça José Flávio de Carvalho, localizada no bairro Piedade. A Feirart foi instituída por meio de projeto de lei encaminhado à Câmara a partir de proposta feita ao Executivo pelo vereador Joel Márcio Arruda.

À frente da iniciativa está a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Com a aprovação da matéria, a administração iniciou o processo de chamamento público para o cadastro dos interessados, que já podem se inscrever, gratuitamente, na Prefeitura, que fica na Praça Doutor Augusto Gonçalves, 538, Centro (terceiro andar). O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 13h30 às 16 horas. O prazo vai até 19 de dezembro e os candidatos devem estar munidos dos originais da Carteira de Identidade e CPF.

A Feirart vai reunir exibições de artes cênicas e circenses, música, literatura, circo, entre outras manifestações; hortifrutigranjeiros e alimentos em geral, além de bebidas; e artesanato. O cadastramento será utilizado para a seleção, com prioridade para aqueles que têm domicílio em Itaúna. Serão disponibilizados lugares para instalação de 90 barracas. “O objetivo é criar condições para a comercialização dos vários itens que são produzidos na cidade, além, é claro, de valorizar os feirantes, artesãos e artistas. É uma forma de contribuir para a geração de renda e também oferecer lazer às famílias itaunenses”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Vilela.

Responsável pela indicação que deu origem à feira, Joel Márcio Arruda diz que a expectativa em relação aos resultados dessa medida é muito boa. “A Prefeitura abraçou a ideia e após as adequações necessárias, como a mudança de dia, local e horário, em atendimento ao pedido dos futuros beneficiários, tendo em vista principalmente a perspectiva de que o movimento no sábado é melhor. E, com a transferência da Praça Celi para a Praça José Flávio de Carvalho foram contemplados também as pessoas que usam esse local para a venda de comidas e bebidas, aos fins de semana”, comenta o parlamentar. O edital n.º 01/2017, completo, pode ser consultado no Jornal Oficial do Município, edição 1.322, de 14 de novembro de 2017, disponível em www.itauna.mg.gov.br