22 NOV 2017
Defesa Civil reúne conselho e apresenta ações de proteção social

Comdec, instituído pela Prefeitura de Itaúna em agosto, age preventivamente contra ameaças naturais, situações de vulnerabilidade e riscos de desastres

Representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil, reuniram-se na manhã de terça-feira, 21 de novembro, para mensurar a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão, responsável por implementar e executar ações de monitoramento das áreas de risco, além de elaborar o Plano Anual de prevenção aos desastres e manter atualizadas e disponíveis as informações do Sistema Nacional de Defesa Civil – Sindec. Juntos, membros do poder público, instituições e sociedade civil abordaram a importância do envolvimento de todos em prol da segurança pública e bem-estar comum.

O encontro foi realizado no polo da Universidade Aberta Integrada – Uaitec, em Itaúna. Para o coordenador da Defesa Civil Municipal e presidente de Comdec, Thiago Aníbal Ferreira Ribeiro, a reunião foi fundamental para mensurar os trabalhos já realizados desde agosto, data em que o órgão foi instituído pela Prefeitura de Itaúna. “Além de apresentar as metas e objetivos do plano de ação executado nos últimos meses, a Defesa Civil mostrou como a implementação de novas metodologias de trabalho podem ser eficientes para a prevenção de sinistros”, avaliou Thiago Aníbal.

A interação com a sociedade, a partir da participação dos cidadãos no processo de monitoramento de áreas propensas a desastres também foi apresentada, como mais uma ferramenta que a Defesa Civil pretende estruturar em curto prazo. “Para isso, é fundamental o apoio e participação das pessoas, sobretudo dos presidentes das associações comunitárias e de bairro, o alinhamento das secretarias e de todos os órgãos governamentais junto ao Conselho, para que a ação preventiva e estratégica seja capaz de salvar vidas e evitar prejuízos”, afirmou o responsável pelo setor.

Mais ação

O presidente do Comdec agradeceu ainda os esforços da administração municipal, reforçando o empenho do prefeito Neider Moreira, para a aquisição de uma viatura estruturada para a Defesa Civil. Thiago Aníbal revelou os avanços nos pedidos formalizados pela Prefeitura, com apoio do deputado estadual Agostinho Patrus, no sentido de conseguir o veículo sem custos para o Município, por meio de doação do Governo do Estado. “Sabemos da importância da mobilidade da Defesa Civil. Agir com precaução deixando a sociedade organizada e segura para determinadas eventualidades como tragédias, catástrofes e eventos naturais, é de grande importância para a segurança de toda sociedade”, completou o coordenador municipal da Defesa Civil.

Criado pela lei n.º 4.174, de 2007, o Conselho é formado por 10 representantes vinculados aos órgãos governamentais e cinco da sociedade civil organizada.