16 NOV 2017
Assistência promove otimização de serviços e fortalecimento da rede

Seminário reúne autoridades e representantes de vários segmentos em debate sobre importância dos serviços prestados pelo Município na área

Representantes do Executivo, vereadores, representantes de conselhos e entidades que prestam serviços de Assistência Social estiveram presentes na capacitação realizada pela Prefeitura de Itaúna, com foco em melhorias e reforço para o setor, na manhã desta terça-feira, 14 de novembro. O seminário, realizado no Teatro Sílvio de Mattos, foi conduzido pela palestrante Alexandra Berté Parreiras, que abordou temas referentes à importância do envolvimento de todos os segmentos com o trabalho desenvolvido.

“A proposta é orientar membros de instituições, técnicos e a própria gestão sobre as responsabilidades e desafios que têm em mãos. Houve muitas mudanças nos últimos anos, até mesmo em relação às resoluções normativas, à legislação, portanto, essa reciclagem é essencial para que todos estejam cientes sobre a nova forma de operar os equipamentos. O objetivo é promover melhorias para a população”, comentou a assistente social. Alexandra Berté lembrou que hoje é preciso pensar em políticas públicas para a área e não em ações de caridade, como em tempos antigos, quando não havia leis para regulamentação do setor.

O secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques da Silva, ressaltou a importância do encontro. “A capacitação é mais um serviço oferecido pela Assistência Social no sentido de fortalecer a relação e as parcerias do Poder Público com as instituições, ressaltando a importância da correta utilização dos recursos estaduais e federais, o aprimoramento do Terceiro Setor, além da abordagem aos temas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, resumiu o gestor.

Élvio destacou os benefícios do encontro que já geram impactos positivos para o setor, como a padronização dos serviços prestados pela Prefeitura, a definição do papel de cada unidade na rede socioassistencial e a capacitação contínua dos servidores para ofertar atendimento com mais qualidade aos munícipes, consolidando uma política pública de excelência”, completou o secretário.