24 OUT 2017
Saúde passa a oferecer exame para diagnóstico de varizes

Medida inédita no Município é garantida com a contratação de radiologista para reforço de equipe da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado

A partir de 1º de novembro, ficará mais fácil o acesso dos usuários da rede pública em Itaúna à ultrassonografia duplex scan. O exame, que é fundamental para o diagnóstico e classificação das varizes nas pernas, passará a ser realizado na Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado. A medida é inédita no Município, que até então, contava apenas com uma pequena cota, na Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.Cismep, para encaminhamentos dos pacientes a Betim.

Para garantir o procedimento na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais um angiologista. O ultrassom já existia na estrutura e faltava apenas um profissional para a concretização da proposta, o que já está resolvido. A médica chega para iniciar os atendimentos na Policlínica, contribuindo para a redução da demanda reprimida, em consonância com a proposta do atual governo, de melhorar, ampliar e humanizar a prestação dos serviços à população itaunense.

O exame será feito todas as quartas-feiras, mediante agendamento, com pedidos emitido nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – ou pelos médicos da própria Policlínica. A princípio haverá prioridade para as pessoas que já estão na fila de espera ou para aquelas solicitações com indicação de urgência, mas, a perspectiva da administração é de, no período de três meses, desafogar o sistema.

“É uma grande conquista. A expectativa é de aumentar significativamente a assistência prestada aos pacientes de Itaúna, com maior conforto, uma vez que as pessoas não precisarão se deslocar para o procedimento fora da cidade, além de mais agilidade para a Secretaria atender aos que aguardam pelo diagnóstico para iniciar tratamento e fazer cirurgias”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.