23 OUT 2017
Dia D do Outubro Rosa reforça prevenção ao câncer em Itaúna

Funcionamento das unidades de saúde no sábado, 21, beneficia centenas de mulheres com exames, consultas e orientações

A programação do Outubro Rosa em Itaúna contou com um dia especial, dedicado às mulheres. No sábado, 21, as unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF, ficaram abertas para reforço do trabalho de conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero. Além de orientações a respeito da prevenção e importância do diagnóstico precoce, as usuárias da rede pública municipal receberam atendimento médico e solicitação de exames. A beleza também esteve em destaque, nas oficinas de maquiagem e zumba; oferta de serviços, como corte de cabelos, hidratação e escova, além de rodas de conversa sobre autoestima.

No bairro Garcias, cerca de 40 mulheres passaram pela Unidade Básica de Saúde – UBS – Amador Cândido Camargos, das 07h às 12 horas. No local, elas tiveram acesso a consultas e coleta de material para o preventivo, além de receberem encaminhamento para mamografias. A enfermeira Karoline Costa Martucheli, coordenadora da equipe de Estratégia de Saúde da Família, considerou o resultado bastante positivo. “Houve uma boa adesão. Conseguimos sensibilizar as mulheres, que tiveram uma participação ativa, e também oferecemos aferição de pressão arterial e teste de glicemia, reforçando a proposta da data. Enfim, uma ação muito significativa”, comentou.

No Posto Central, a informação foi a principal arma de mulheres e profissionais da saúde na luta contra o câncer. De acordo com a enfermeira Kênia Saliba, 25 usuárias participaram de palestras durante a manhã do “Dia D”, como ampliação das estratégias do projeto Sala de Espera. “Enquanto as pacientes aguardavam por consultas e atendimento, elas receberam orientações sobre as formas eficazes de prevenção ao câncer”, explicou Kênia. Ainda houve auxílio para a realização do autoexame das mamas e apresentação dos principais sintomas e forma de prevenção do câncer do colo de útero. Material informativo impresso foi distribuído durante o tempo em que a unidade ficou aberta.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, visitou alguns locais durante as atividades e ressaltou a preocupação da atual administração com a causa. “A Prefeitura intensificou as ações e a expectativa do Município é de ampliar cada vez mais o cuidado e a valorização das mulheres, facilitando o acesso aos procedimentos e contribuindo para a redução dos índices dessas doenças na cidade”, afirmou. O vereador Lacimar Cezário da Silva, o “Três”, também manifestou apoio à luta contra o câncer de mama e do colo de útero e, vestido de rosa, em alusão à cor da campanha realizada ao longo de Outubro, esteve nas unidades.

23/10/2017
Dia D do Outubro Rosa reforça prevenção ao câncer em Itaúna