19 OUT 2017
Sábado é Dia D de mobilização contra o câncer nas unidades de saúde

Medida visa intensificar a luta contra o câncer de mama e do colo de útero, a partir de mais informações e orientações para as mulheres sobre prevenção e diagnóstico

Itaúna está na luta contra o câncer de mama e do colo de útero. E, no mês dedicado à campanha Outubro Rosa, o Município desenvolve várias ações para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. As equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF – executam uma programação especial, focada em acolher e orientar as mulheres. E, no próximo sábado, 21, as unidades ficarão abertas para o “Dia D” da mobilização.

No bairro Cidade Nova, a partir das 08h, café da manhã comunitário, seguido da caminhada “Outubro Rosa – Todos na luta contra o câncer”, da sede da ESF até a Lagoa do Três Marias, onde haverá atividades diversificadas, com informações sobre o autoexame das mamas, dicas de maquiagem e aulas de zumba. No Alto do Rosário, a equipe de profissionais também receberá as mulheres em um encontro programado especialmente para orientá-las; em Garcias, poderão ser feitas solicitações de encaminhamentos para a mamografia; no Irmãos Auler, café da manhã e palestra, às 08h; e no Itaunense, as ações também começam às 08h, com atendimento médico e incentivo aos cuidados com o corpo.

Na unidade de ESF do Jadir Marinho, as pacientes serão recebidas com uma confraternização e, às 08h30, participarão de conversas sobre saúde sexual, menopausa e autoestima. No Lourdes, está programada para 09 horas, uma roda de conversa, com a participação de médico; no Morada Nova, exposição e distribuição de materiais informativos, além de zumba; no Morada Nova II, “Dia da Beleza” e “Mesa da Informação”. Para as mulheres do Morro do Engenho, entre 07h e 08h, palestra sobre a importância da mamografia e do papanicolau, das 08h às 09h, café; das 09h às 10h, música ao vivo e, em seguida, rua de lazer, com cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças. Na Nova Vila Mozart, a programação especial vai das 07h às 12h; e no Pio XII, palestra com psicólogo sobre “Valorização da mulher na sociedade”, além de orientações sobre teste rápido e câncer do colo de útero.

Santanense terá atividades voltadas à prevenção e promoção da saúde da mulher, com solicitação de mamografia e orientações sobre autoexame das mamas; as usuárias da ESF do São Geraldo terão um bate-papo com acadêmicos de Medicina, palestras e informações para facilitar a identificação de nódulos e alterações no corpo. A unidade da Várzea da Olaria promove exame físico das mamas e serviços para as mulheres (corte de cabelos, hidratação e escova). Na Vila Tavares, conversa sobre autoestima, com dinâmica de grupo.