18 OUT 2017
Programa de Controle do Tabagismo ganha destaque internacional

Estratégia de Itaúna para apoiar interessados em deixar vício concorre com mais de 400 projetos e fica entre os 60 melhores

Itaúna recebeu mais um importante reconhecimento. O Programa de Controle do Tabagismo desenvolvido na cidade acaba de ser premiado no concurso internacional “Experiências Significativas na Promoção da Saúde na Região das Américas”. O projeto ficou entre os 100 melhores apresentados, classificado em 51º lugar. Foram inscritas 428 iniciativas.

A premiação teve como objetivo valorizar e difundir as estratégias e práticas excepcionais, realizadas nos âmbitos de municípios, escolas e universidades, entre outras instituições. O serviço mantido pela Prefeitura concorreu na categoria “Educação para a Saúde com Enfoque Integral”, em que foram abordadas as experiências que mostram processos e estratégias, com o tema “A Supressão de Si e a Consequência do Tabagismo”.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – e a Organização Panamericana de Saúde – OPAS – foram as responsáveis pelo concurso e os casos de sucesso selecionados serão publicados pelas entidades, em página oficial na internet e todas as redes da equipe coordenadora. A recente conquista reforça o trabalho do Município, com foco na redução do índice de fumantes e, consequentemente, de melhoria na qualidade de vida da população.

Suporte com equipe multidisciplinar

O Programa de Controle do Tabagismo funciona na Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, por equipe multidisciplinar, formada por médico, nutricionista, preparador físico, entre outros profissionais. A referência técnica é a psicóloga Cláudia Braz, à frente do serviço, que tem como foco a conscientização sobre as doenças provocadas pelo fumo, ajudando os dependentes químicos interessados em deixar o vício.

Os usuários recebem acompanhamento para vencer a batalha contra o cigarro e, caso constatada a necessidade de intensificação do tratamento, são disponibilizados medicamentos gratuitamente. Em 2017, cerca de 100 profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF – foram capacitados para atuação como multiplicadores do Programa de Controle do Tabagismo.

Ampliação da assistência nos bairros

A meta da atual administração é cobrir 100% da rede, com a formação de grupos nas unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF, descentralizando a assistência aos que pretendem parar de fumar. E, nesse sentido, já foram ampliados os horários em algumas regiões. No Jadir Marinho, os encontros são realizados agora aos sábados, a partir das 08 horas, além de terças-feiras, às 14h. No Centro Social Urbano – CSU, que fica no Lourdes, e no bairro Padre Eustáquio, os usuários se encontram às 18h30, durante a semana. Nas demais localidades, há reuniões pela manhã e à tarde.

Inscrições na Policlínica Doutor Ovídio

Os interessados em participar do Programa de Controle do Tabagismo podem se inscrever na sede do serviço, que funciona nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na avenida Manoel da Custódia, 1.111, no bairro São Geraldo. O atendimento é das 07h às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Para o cadastro, basta apresentar o Cartão SUS. O telefone para mais informações é 3241.4999 (Ramal 210).