18 OUT 2017
SAAE abraça Outubro Rosa e conscientiza servidoras

Movimento de valorização da saúde das mulheres ganha programação especial na autarquia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, também está na luta contra o câncer de mama e de colo de útero. A autarquia aderiu à campanha Outubro Rosa e já desenvolveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma série de atividades para informar e conscientizar as servidoras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Estiveram presentes 114 mulheres, na faixa etária entre 18 e 60 anos.

Durante as ações, o SAAE reforçou o cuidado com as funcionárias. A enfermeira Cristina Gonçalves Pimenta foi a responsável por ensiná-las as técnicas de realização do autoexame, além de abordar os fatores de risco e as formas de prevenir a enfermidade. A oficial administrativa Simone Melo, de 49 anos, brindou as colegas com um testemunho de esperança e superação.

“A fé foi um fator primordial para que eu pudesse iniciar os procedimentos para combater a doença. Eu sabia que não seria fácil, mas tinha a certeza de que não estava sozinha. Sempre contei com o apoio dos meus familiares e amigos. Posso dizer, que o autoexame é a melhor forma de prevenção, pois, foi por meio dele que detectei um pequeno nódulo. Há aproximadamente um ano estou travando essa luta e hoje me sinto bem e confiante de que essa fase passará. E o meu conselho às mulheres é para que se cuidem sempre”, afirmou.

Todas as presentes participaram efetivamente e fizeram perguntas. “Fiquei admirada com o envolvimento, com o quanto foi importante a palestra, pois, a profissional responsável usou uma linguagem simples e de fácil entendimento, em um encontro de grande valia”, analisou a servente Neusa Custódia, 52.

As estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde integram a política municipal de valorização dos servidores públicos.

Sobre o Outubro Rosa

Criado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2010 e, desde então, ganha destaque anualmente, com diversas ações que visam o combate ao câncer de mama e do colo de útero. A proposta da mobilização é envolver toda a população, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres em virtude da doença, a partir da prevenção e do diagnóstico precoce.

Em Itaúna, atividades de estímulo à saúde da mulher estão sendo desenvolvidas em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, durante este mês. O objetivo é conscientizar as itaunenses sobre a importância da prevenção.