17 OUT 2017
Unidades de saúde reforçam prevenção contra o câncer

Programação do Outubro Rosa inclui mobilização social, exames e serviços nos bairros

A mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero está em foco, em Itaúna, com várias ações nas unidades da Estrategia de Saúde da Família – ESF. Até o dia 31, atividades orientadas por médicos, enfermeiros e técnicos serão o destaque na rede municipal de atenção primária, dentro do Outubro Rosa. O principal objetivo da campanha é a conscientização a respeito das formas de prevenção à doença e também sobre a importância do diagnóstico precoce.

E é nesse sentido que as equipes de ESF do Município trabalham desde o início do mês, intensificando, junto às comunidades, as informações e orientações para o encaminhamento aos serviços públicos. Cada posto tem uma programação específica, que segue a partir desta semana, com caminhadas, palestras, atendimentos de beleza, com corte de cabelo, escova, pintura de unhas, apresentação de dança, confraternização entre as usuárias do sistema, além de blitze educativa nas ruas e estabelecimentos comerciais. O Outubro Rosa foi marcado também pela inauguração, nesta terça-feira, 17, do Espaço da Mulher, montado na Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, para facilitar o acesso às consultas, exames e outros procedimentos.

Alto do Rosário

21/10 - Encontro com as mulheres para a orientação sobre a importância do autoexame;

27/10 - Avaliação da saúde bucal da população.

Cidade Nova

21/10 – A partir das 08h, café da manhã comunitário; 08h30, Caminhada “Outubro Rosa – Todos na luta contra o câncer”, saindo da unidade de ESF até a Lagoa do Três Marias, onde a comunidade será acolhida para o preenchimento de cadastro, atividades recreativas com as crianças, dicas de maquiagem, aula de zumba e estande de orientações para a prevenção do câncer.

26/10 – Reforço na campanha de multivacinação para que as mulheres possam atualizar os cartões de vacina.

Garcias

18/10 – Horário do Trabalhador, após 18h, com atendimento médico voltado para a Saúde da Mulher, solicitação de mamografia e avaliação odontológica;

21/10 – Solicitação de mamografia.

Graças

18/10 – Grupo de estudos com o tema “Câncer de mama e cérvico uterino”, com a Dra. Márcia Mara da Silva;

25/10 – Palestra sobre prevenção do câncer de mama e cérvico uterino e funcionamento da unidade das 08h às 20 horas.

*Todas as sextas-feiras do mês de outubro, conscientização contra o câncer na sala de espera.

Irmãos Auler

21/10 – Café da manhã e palestra, a partir das 08h;

30/10 – Dia da Beleza: Serão oferecidos serviços como corte de cabelo, escova, pintura e unhas, além de café da tarde.

Itaunense

20/10 – 13h30 – Palestra com o tema “O bem-estar da mulher no mundo contemporâneo”;

21/10 – A partir das 08h – Atendimento médico para mulheres, saúde das trabalhadoras e palestra “Conhecendo nosso corpo, mama amiga”; dinâmicas de autocuidado e serviços de beleza.

Jadir Marinho

21/10 – Café às 08h e a partir das 08h30, palestras sobre prevenção ao câncer de mama e do colo de útero; realização de autoexame; conversas sobre saúde sexual, menopausa e autoestima.

Lourdes

21/10 – 09h – Café da manhã, com participação do médico da unidade de ESF, roda de conversa.

Morada Nova I

21/10 – Sorteio de brindes, exposição e distribuição de materiais informativos; mesa de café para as mulheres, zumba.

Morada Nova II

21/10 – Dia da Beleza e “Mesa da Informação”;

*Toda segunda e sexta-feira: Sala de Espera Outubro Rosa, com responsável pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

Morro do Engenho

21/1007h às 08h, palestra sobre a importância da mamografia e do papanicolau; 08h às 09h, café; 09h às 10h, sorteio de brindes, com música ao vivo; 10h às 12h, rua de lazer, com cama elástica, distribuição de pipoca e algodão doce.

Nova Vila Mozart

21/10 – Dia D, com ações das 07h às 12h;

25/10 – Dinâmica para mulheres, sorteio de brindes e café, a partir das 08h.

Pio XII

18/10 – 08h, zumba, com a participação de fisioterapeuta, na Praça Celi.

19/10 – 13h30, orientações em estabelecimento comercial para funcionários e clientes;

20/10 – 14h, zumba na Praça Celi; conscientização na sala de espera;

21/10 – Palestra com psicólogo sobre “Valorização da mulher na sociedade”, café especial, sorteio de brindes, orientações sobre teste rápido e câncer do colo de útero.

Santanense

Até 21/10 – Ações voltadas para prevenção e promoção da saúde da mulher, como solicitação de mamografia e orientação sobre autoexame das mamas;

São Geraldo

18/10 – 08h – Café da manhã e roda de conversa, com a participação de toda a equipe da ESF e dos acadêmicos de Medicina; palestras, orientações para facilitar a identificação de alterações durante o autoexame das mamas.

Várzea da Olaria

18/10 – 07h - Caminhada de conscientização saindo do Centro Comunitário e passando pelas ruas Geraldo Ferreira, Antônio Vilaça, João Enoque, Walter Mendes, Serjobes Marinho e Pedro de Queiroz;

21/10 – 08h – Exame físico das mamas e serviços para as mulheres (corte de cabelos, hidratação e escova).

Vila Tavares

21/10 – Palestra sobre autoestima; dinâmica de grupo.

*Zona rural – Nas comunidades rurais, também estão sendo realizadas ações, com intensificação das informações prestadas à população, por meio de palestras e atividades variadas nas unidades de saúde.