11 OUT 2017
Prefeitura garante retomada dos exames no Laboratório Municipal

Investimentos em aparelhagem vão viabilizar atendimento a cerca de 100 pacientes por dia na Policlínica, em até 15 dias

Até o início de novembro, o Laboratório Municipal, que funciona nas dependências da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, estará devidamente equipado para a realização de exames hematológicos e bioquímicos. O pregão realizado pela Prefeitura de Itaúna para a locação dos aparelhos foi homologado nesta quarta-feira, 11, e o acordo entre a administração e a empresa vencedora do certame é para que os itens sejam entregues em até 15 dias.

A oferta dos procedimentos diretamente pela Secretaria de Saúde foi suspensa devido à falta de condições estruturais. Instalada na Policlínica há cerca de duas décadas, a aparelhagem que estava disponível até o momento ficou obsoleta e na maioria dos casos não havia mais peças para reposição, inviabilizando reparos. Atualmente, são feitos na unidade apenas os exames de fezes e urina, situação que está prestes a mudar.

Os novos e modernos equipamentos, de acordo com o secretário, Fernando Meira de Faria, vão possibilitar o atendimento a aproximadamente 100 pacientes por dia. O gestor afirma que a medida supre grande parte da demanda gerada na rede, a partir dos encaminhamentos feitos por médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF, e da Policlínica. Com o Laboratório Municipal em funcionamento efetivo, o convênio com os estabelecimentos particulares garantirá o suporte necessário aos procedimentos mais complexos.

“A Secretaria terá plenas condições de atender aos pedidos de variados exames. A suspensão da oferta dos exames hematológicos e bioquímicos não causou desassistência, por causa da rede conveniada, no entanto, obviamente, houve uma sobrecarga do sistema. Essa questão estará solucionada em pouco tempo, o que agilizará até mesmo as cirurgias eletivas, diante da maior facilidade para a realização do risco cirúrgico”, comentou Fernando Meira de Faria.

Ainda de acordo com o secretário, o Município continua em busca dos recursos para a instalação de equipamentos próprios. Para isso, já há garantia de uma emenda de R$ 200 mil, do deputado estadual Gustavo Corrêa, que vai viabilizar a compra de quatro aparelhos. “A Prefeitura já deu início aos estudos para aplicação desse montante, que tem previsão de chegar aos cofres municipais em 2018”, completou o gestor.