15 SET 2017
Unidades de Saúde abrem sábado para campanha de vacinação

Crianças, jovens e adultos têm oportunidade para atualizar caderneta de imunização

Todas as unidades de saúde da área urbana de Itaúna ficarão abertas neste sábado, 16 de setembro, para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias são o público-alvo da mobilização, que vai atualizar também a caderneta de vacinação de jovens, adultos e idosos.

As famílias devem procurar o posto mais próximo de casa para análise do cartão e aplicação das doses, das 08h às 16 horas. Estão disponibilizadas 14 tipos de vacina para crianças, oito para adultos e cinco para idosos, conforme preconiza o calendário nacional. Todas as doses são gratuitas. A Campanha continua até o dia 22 de setembro, sexta-feira.

Vacinação na zona rural

Nas comunidades rurais, os agentes de saúde estão visitando as famílias e analisando as cadernetas de imunização. A ação será realizada até o dia 22 de setembro. “Na zona rural foi adotado um fluxograma diferenciado em função da ausência de sala de vacinação em todas as unidades rurais. Os enfermeiros vão indicar a necessidade de aplicação das doses que faltam no cartão e orientar as pessoas a procurar o posto mais perto da residência”, explicou a enfermeira referência técnica em Imunização, Idamyana de Oliveira Ferreira.

Estratégia reforçada

Para oferecer atendimento qualificado aos usuários da rede em Itaúna, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 04 e 05 de setembro, o treinamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo da capacitação foi orientar os profissionais da rede de atenção primária para o acolhimento da população. A estratégia reforça o plano de reestruturação implantado pela atual administração como medida fundamental para que o Município cumpra as metas do Ministério da Saúde referentes ao Programa Nacional de Imunização. Desde 2013, Itaúna não apresenta ao órgão federal resultados satisfatórios, em consonância com os índices preconizados.