13 SET 2017
Prefeitura articula instalação de polo do IFMG em Itaúna

Projeto em fase de estudo visa oferta de cursos de graduação e pós-graduação gratuitamente

Ampliar o acesso da população ao ensino em nível superior está entre as propostas da atual administração. Nesse sentido, estão adiantadas as conversas para a chegada em Itaúna do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG. A demanda foi levada à reitoria da instituição de ensino, em reunião no gabinete do deputado federal Jaime Martins, em Belo Horizonte. Participaram do encontro com o reitor do IFMG, Kléber Glória, e o pró-reitor, Carlos Bernardes Rosa Júnior, a secretária municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, o procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo, e o presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o Hakuna.

O resultado da audiência foi bastante significativo. Entre os acordos firmados, a realização de convênio para a oferta, a princípio, de cursos de extensão aos educadores da rede pública municipal. As capacitações serão ministradas na unidade do IFMG na capital mineira, e uma pesquisa já vem sendo realizada para verificação das preferências em relação aos conteúdos e horários.

E, muito além dessa iniciativa, que já garantirá muitos benefícios para os professores, pedagogos, entre outros profissionais da área, as articulações incluem a instalação de um polo do Instituto Federal de Minas Gerais na cidade. De acordo com a secretária de Educação, a proposta é de que sejam oferecidos cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais e totalmente gratuitos. Junto aos estudos para a concretização da medida é avaliada a disponibilização de um prédio, já em uso pela administração, para abrigar a estrutura, como contrapartida do Município.

O projeto tem apoio do deputado federal Jaime Martins, que já colocou o assunto em pauta em Brasília e junto à diretoria do IFMG. Em visita recente à cidade, quando participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social Prefeito Francisco Ramalho, o CRAS II, no Morada Nova, o parlamentar reforçou o compromisso para que a demanda de Itaúna seja atendida. “Estamos muito otimistas e trabalhando intensamente para que mais esse sonho se torne realidade. Acreditamos que dessa união de esforços sairá uma grande conquista”, comentou Alessandra.