13 SET 2017
Parques recebem revitalização com limpeza de nascentes e plantio de mudas

Parceria entre Prefeitura, Projeto Rio São João e Apac viabiliza projeto, com ganhos significativos para o Meio Ambiente e recuperandos

Uma importante parceria firmada pelo Município começou a render resultados nesta semana, com intervenções nos parques socioambientais da cidade. Em conjunto, a Prefeitura, o Projeto Rio São João e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Apac - estão desenvolvendo o projeto de revitalização desses espaços, com limpeza das áreas degradadas e plantio de árvores próximo às nascentes.

“A Apac colocou à disposição a mão de obra e as mudas nativas de várias espécies, cultivadas no viveiro da instituição. Assim foi firmado esse acordo, em que a Prefeitura elaborou os projetos técnicos de reconstituição da flora e instruiu todo trabalho, bem como forneceu os instrumentos e outros insumos de aplicação”, explicou a gerente superior de Proteção ao Meio Ambiente Aline Moura.

A gestora ressaltou ainda os benefícios da iniciativa. “O primeiro deles é ambiental, pois diante da crise hídrica que vivemos nesse período, se conseguirmos revitalizar as nascentes teremos um ganho significativo. Além disso, o apoio e incentivo ao trabalho de ressocialização da Apac é outro ponto forte da medida” completou.

O presidente da instituição, Evangelista Lopes da Silva, também comemorou a parceria com o Município. “Há muitas pessoas que trabalham exclusivamente no viveiro, por isso nos unimos ao Município para distribuição das mudas nos parques ecológicos. Ao mesmo tempo, ampliamos as oportunidades para os recuperandos, já que eles mesmos produzem e fazem o plantio, o que contribui ainda para a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais”, afirmou o dirigente da Apac.

Os trabalhos foram executados esta semana no Parque Socioambiental Cordovil Fonseca, no Cerqueira Lima, mais conhecido como “Lago do Telmo”, e no Parque Socioambiental Geração do Futuro, no Morada Nova. “E não pararemos por aí. Temos mais duas ações programadas até o fim do ano, que é a continuidade da arborização às margens do rio São João, na área urbana, onde serão plantadas 900 árvores nativas, também em parceria com a Apac. Para a comemoração do Dia da Árvore, em 23 de setembro, sábado faremos na Praça da Matriz, a partir das 08 horas, uma feira de mudas de várias espécies, que serão vendidas a R$ 1. Toda a população está convidada a participar conosco”, adiantou Aline Moura.