11 SET 2017
Desfile cívico de 07 de setembro reúne mais de 6 mil pessoas

Ato marca entrosamento entre o Governo, Câmara, instituições e sociedade civil

O desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil, no dia 07 de setembro, reuniu profissionais de todas as escolas municipais de Itaúna e mais 40 instituições na avenida Jove Soares. A participação das autoridades militares e da população é uma das maiores nos últimos anos e reforça o entrosamento entre o Governo e a sociedade civil organizada. Conforme a Polícia Militar, cerca de três mil pessoas acompanharam as comemorações e, de acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, mais 3,5 mil estudantes e autoridades desfilaram.

O hasteamento das bandeiras marcou a abertura oficial do ato, às 08 horas, com o prefeito Neider Moreira, acompanhado do comandante da Polícia Militar, Major Elson Andrade; a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Alexandre Campos Costa; e o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Giordane Alberto, com o chefe de instrução do Trio de Guerra TG 04-009, subtenente Wilson Geraldo de Oliveira.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deslocaram parte do efetivo, viaturas e equipamentos para o desfile. A marcha do Tiro de Guerra, formada por atiradores em formação, veteranos e militares do futuro, também marcou a participação das autoridades. Em seguida, houve a participação das escolas municipais, da zona rural e urbana, dos projetos mantidos pela Prefeitura, escolas estaduais e instituições como o Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – CRASI, que atravessou a avenida pela primeira vez.

“Estou emocionada porque reunimos 46 instituições que participaram do desfile cívico. E todas participaram de forma muito efetiva, com muita vontade, muito patriotismo, querendo, de fato, abraçar a causa, trabalhar conosco por uma educação melhor, por uma educação de qualidade, ampliando o atendimento da Escola em Tempo Integral, comemorando a retomada do projeto Escola Aberta, no Morada Nova, e a abertura do projeto Meu Bairro é Mais, no bairro Vila Nazaré, ambos promovendo a qualificação dos profissionais de centenas de itaunenses e estendendo as atividades de lazer e de esporte às famílias. Isso é muito gratificante, ver o envolvimento de todos os diretores, de todos os professores, e toda a comunidade escolar. Foi um sucesso”, analisou a secretária municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

O prefeito Neider Moreira reforçou a importância do 07 de setembro para a formação cívica de crianças e adultos e destacou a oportunidade para o Município apresentar os programas sociais implantados e mantidos para mudar, para melhor, a realidade de todos os itaunenses. “É uma oportunidade de, além de fazer um congraçamento com a população, haja vista a presença de milhares de pessoas na avenida Jove Soares, também é o momento de mostrar as políticas públicas que estão sendo implementadas pelo Governo Municipal, os projetos que estão sendo fortalecidos e que levam mais qualidade de vida para as pessoas. São ações que fortalecem os vínculos sociais entre as famílias e, assim, estruturam a nossa sociedade de forma mais justa e fraterna”, resumiu Neider.

O prefeito agradeceu a participação de todos no desfile cívico e lembrou a importância de exaltar o nacionalismo e o patriotismo, fortalecendo o conceito de nação para o enfrentamento da crise econômica e institucional que o país enfrenta.

O envolvimento da Câmara Municipal também marcou o desfile em comemoração à Independência do Brasil. O vereador e vice-presidente da Mesa Diretora, Giordane Alberto, enalteceu as parcerias e entrosamento entre o Legislativo e o Executivo. “Foi excelente e brilhante o desfile, na qual a participação popular foi imensa. Gostaria de parabenizar a secretária de Educação e Cultura novamente, pelo trabalho, e também nosso prefeito Neider Moreira”, afirmou.

Semana da Pátria

A valorização dos símbolos nacionais foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A Semana da Pátria teve foco no envolvimento dos estudantes. Durante os três dias que antecederam o 07 de setembro houve hasteamento de bandeiras na Praça da Matriz (dia 04), na Câmara Municipal (05) e na sede do Projeto Rio São João (06).

11/09/2017
Desfile cívico de 07 de setembro reúne mais de 6 mil pessoas