05 SET 2017
Prefeitura reforça estrutura para atendimento dos Bombeiros

Equipamentos de busca e salvamento, sem uso para a rede hospitalar municipal, são doados pela Secretaria de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, formalizou na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto, a doação de uma grande quantidade de equipamentos de busca, salvamento e socorro o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Itaúna. O subtenente José Campos representou a instituição e recebeu os itens, entregues à unidade para reforço da estrutura, com um suporte para o atendimento às ocorrências no município e região.

A iniciativa da Prefeitura de Itaúna teve como objetivo dar destinação adequada aos materiais, que eram utilizados na base local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Com a regionalização, proposta pela administração passada e aprovada pela maioria dos vereadores em 2014, por meio da lei n.º 4.820, de 19 de fevereiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste - CIS-URG, ficou responsável pela manutenção do sistema. Parte dos instrumentos que estavam em poder do Município permaneceram sem utilização, visto que o CIS-URG passou a abastecer as equipes de socorristas a partir do momento em que foi inaugurada a central de regulação, em junho deste ano.

“Aproveitamos o que era possível na rede municipal, encaminhamos alguns equipamentos para o Pronto Socorro. Mas, ainda havia muitos, inclusive novos, que não teríamos como aproveitar. Então, tivemos a ideia de celebrar esse convênio, com a certeza de que ele garantirá importante ajuda para o trabalho do Corpo de Bombeiros”, comentou o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria. A doação se justifica pelo interesse social e está resguardada pela Lei Orgânica Municipal.

São diversos itens, entre os quais, mochilas para transporte de medicamentos e aparelhos; pranchas de PVC e macas para pacientes; cores de sinalização; coletes de salvamento tipo rapel; rádios de comunicação; lanternas e farol auxiliar externo. De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, José Campos, os itens recebidos serão de grande valia para o 2º Pelotão. “Essa parceria com o Município é fundamental e contribui muito com as nossas atividades”, confirmou o militar. Também por meio de convênio, a Prefeitura de Itaúna é encarregada da manutenção da sede e da aquisição de materiais de consumo, repassados à unidade local. “Agora tivemos mais um aporte, essencial para cumprirmos a nossa missão, de salvar vidas”, completou o subtenente.