01 SET 2017
Estado libera documentação para credenciamento do Centro de Oncologia de Itaúna

Prefeitura e Hospital trabalham juntos para habilitar tratamento contra o câncer na cidade

Depois de apresentar as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde para o credenciamento do Centro de Oncologia de Itaúna, a Prefeitura e a direção do Hospital Manoel Gonçalves conseguiram, junto à Secretaria de Estado de Saúde, a anuência do Governo de Minas Gerais para o funcionamento da unidade. A liberação dos documentos foi anunciada nesta quarta-feira, 30 de agosto, durante reunião em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa. A inauguração depende agora da habilitação do Município junto ao Ministério da Saúde.

“A regularização já foi concluída, com todas as correções feitas, de acordo com as diretrizes para a prestação dos serviços. A Prefeitura, em parceria com a Casa de Caridade, apresentou o cadastro de médicos, inclusive, com a indicação do responsável técnico e, além de todos os contratos do Hospital com terceirizados. E, todo o processo foi aprovado”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.

O parecer do Estado foi finalizado sob a supervisão do chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Leandro Rodrigo Pereira Matos e da provedora da Casa de Caridade Manoel Gonçalves, Marilda Chaves. A expectativa é de que a documentação comece a tramitar em Brasília entre 15 e 25 dias. O prefeito Neider Moreira está em contato com o governo federal para agendar uma audiência no Ministério da Saúde com o objetivo de dar celeridade ao último e conclusivo passo para o funcionamento do Centro de Oncologia em Itaúna.

“De posse da aprovação por parte do Estado, o Município está dependente de repasses financeiros da União. O Governo de Minas Gerais já estabeleceu o teto para a transferência de recursos, visto que a habilitação, com base na população que será atendida, está garantida, já que no caso do Centro-Oeste, são mais de 1,3 milhão de habitantes, que precisam se deslocar até Divinópolis para acesso ao tratamento contra o câncer”, ressaltou Neider, ao reforçar que é preconizado um Centro de Oncologia a cada 500 mil pessoas.

O chefe do Executivo de Itaúna também pediu a intervenção do governador Fernando Pimentel junto ao Ministério da Saúde para a liberação da unidade, durante reunião no Palácio da Liberdade, no último dia 24. Também participou do encontro o deputado federal Jaime Martins, que será mais um articulador em prol do Município na capital do país.