25 AGO 2017
Projeto de delegacia de Polícia Civil Regional é apresentado ao governador

Prefeito Neider Moreira defende construção de nova sede para a corporação e ampliação dos serviços ao se reunir com Pimentel

A necessidade de melhorias para a segurança pública de Itaúna foi uma das demandas apresentadas pelo prefeito Neider Moreira ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante reunião, nesta quinta-feira, 24 de agosto, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A questão tem sido tratada como prioridade desde o início da atual administração municipal e, no encontro, o chefe do Executivo itaunense reforçou a cobrança por medidas do governo do Estado.

Acompanhado do deputado estadual Agostinho Patrus, Neider entregou a Pimentel ofício, por meio do qual pede a elevação da Delegacia de Polícia Civil para Regional, providência que visa ampliar as condições de trabalho da corporação na cidade, a partir do aumento do efetivo e da criação de estrutura adequada para a prestação dos serviços à sociedade.

“O atendimento a esse pedido é extremamente importante, uma vez que terá como reflexos mais eficiência, tanto em relação ao desenvolvimento de atividades fundamentais para o atendimento ao cidadão, como as perícias médicas e as bancas do Departamento de Trânsito para a emissão da Carteira de Habilitação, quanto para que sejam intensificadas as investigações. Precisamos de ações que coíbam a criminalidade e garantam mais tranquilidade à população”, destacou o prefeito, ao justificar a reivindicação.

Em maio, o chefe do Executivo de Itaúna esteve com representantes do governo de Minas Gerais, na Cidade Administrativa, e propôs a construção de uma nova sede para a Polícia Civil no município. Em decorrência dessa solicitação, o Estado já anunciou a intenção de alienar o imóvel onde atualmente funciona a Delegacia e reverter os recursos a uma edificação adequada à realidade da instituição na cidade. A partir daí foram iniciadas as articulações para apresentação, à Assembleia Legislativa, de projeto de lei para que a alienação seja autorizada. Durante a reunião com o governador nesta semana, Neider pediu celeridade aos procedimentos para concretização da medida.

“A nova sede oferecerá as condições necessárias à Polícia Civil para conseguir elevar a Delegacia à Regional. Isso, na prática, garante mais recursos financeiros e humanos, com a ampliação do efetivo empenhado na manutenção da ordem pública e na repressão ao crime”, salientou Neider.

Benefícios para a Polícia Militar

O governador também recebeu das mãos do prefeito a indicação para elevação da Polícia Militar de Itaúna à condição de Batalhão. A solicitação foi apresentada atendendo às necessidades de melhorias na segurança pública, tendo em vista a intensa atividade industrial desenvolvida em Itaúna e o fato de ser um polo estudantil.

Em 2013, a Polícia Militar de Itaúna foi elevada a Companhia Independente. O prefeito Neider Moreira defende que a mudança para Batalhão garantirá, à corporação, mais autonomia administrativa, o que facilitará, em vários aspectos, o trabalho da instituição, trazendo mais agilidade nas decisões, aquisições de materiais, equipamentos, veículos e armamentos.