24 AGO 2017
Dia da Infância reforça estratégias para incentivar aleitamento

Data celebrada nesta quinta-feira, 24 de agosto, destaca importância da alimentação saudável desde o berço

Esta quinta-feira, 24 de agosto, é o Dia da Infância e para marcar as celebrações, o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou uma campanha focada em incentivar os bons hábitos alimentares a partir do nascimento do bebê. A mobilização vem ao encontro das estratégias adotadas pela Prefeitura de Itaúna para comemoração do Agosto Dourado, com a proposta de conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno. A importância da amamentação foi destacada com atividades e orientações para as famílias ao longo do mês.

A data comemorativa, instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, é uma boa ocasião para lembrar aos pais e cuidadores a necessidade de propiciar uma alimentação saudável às crianças desde o berço. E, o leite humano é o mais completo alimento para os nenéns até os dois anos de idade, sendo a amamentação uma prática que pode reduzir os riscos de enfermidades cada vez mais comuns entre os pequenos, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes, além de diminuir os riscos de doenças para as mães.

Nos seis primeiros meses de vida, o aleitamento materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa. Daí em diante, é hora de agregar novos itens ao cardápio infantil. A dica é abusar dos produtos naturais, como frutas, legumes, verduras, tubérculos e carnes, que devem ser introduzidos de forma lenta e gradual. Guloseimas e produtos industrializados estão fora da lista.