23 AGO 2017
Prefeitura reúne 35 empresas com expectativa de investir no Município

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento é reativada para estimular o crescimento econômico

O Governo de Itaúna reativou, em maio, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento com o objetivo de estimular o crescimento econômico e fortalecer as relações institucionais com empresários e investidores. A nova política de incentivo já traz resultados positivos. Em menos de quatro meses, a Prefeitura iniciou a avaliação de 35 processos de empresas com interesses em investir na cidade, contribuindo para a geração de mais emprego e renda.

As empresas são de pequeno e médio porte e dependem da concessão de terrenos públicos para instalar suas sedes ou filiais. “O Município tem esses espaços para destinar à iniciativa privada e, assim, estimular a abertura de novos negócios. A estruturação da Secretaria de Planejamento foi o primeiro passo para o Governo abrir o diálogo com os interessados e permitir a chegada de novos e mais investimentos”, afirmou o responsável por conduzir as políticas de desenvolvimento no Município, Diógenes Lopes Nogueira Vilela.

Criado em Itaúna em 1982, o Distrito Industrial na Fazendinha está instalado em uma área de aproximadamente 1.207.400,00 m² e concentra a maioria dos lotes destinados à concessão. O espaço foi apresentado pela Prefeitura de Itaúna para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig, que detinha os direitos sobre o terreno. “Com a reativação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, o Município conseguiu junto ao órgão estadual a gerência total do Distrito Industrial, fortalecendo a execução de melhorias e facilitando o fornecimento de documentação às empresas já existentes”, analisou Diógenes.

Nova realidade no Distrito Industrial

À frente da administração do Distrito Industrial há dois meses, a Prefeitura de Itaúna já iniciou os estudos para implementar melhorias. Ações conjuntas entre as Secretarias Municipais de Planejamento, Infraestrutura, Regulação Urbana e o Gabinete vão propor soluções para o melhor aproveitamento dos terrenos e ainda adequações no sistema viário, ampliando as condições de acesso ao local.

Em visita às áreas com previsão para serem doadas, em junho, os secretários constataram a necessidade de intervenção nos aspectos urbanísticos, com a abertura de uma nova rua e reforço na sinalização, destacando ainda a necessidade de alargamento da ponte sobre o Rio São João, que atualmente comporta o sentido único do trânsito. “Os equipamentos à disposição do Distrito Industrial foram planejados há mais de três décadas. Hoje, a realidade é outra e a Prefeitura está ciente dos novos desafios, por isso, iniciou os estudos de viabilidade para propor as melhorias necessárias. Quando tudo estiver pronto, o Governo Municipal vai dar mais condições para o real crescimento das empresas, atraindo novos e mais investimentos, fundamentais para o crescimento da cidade”, resumiu o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Serviços, Fernando Franco.

Os projetos já estão em fase de desenvolvimento na Secretaria Municipal de Regulação Urbana. De acordo com o secretário Paulo de Tarso, as intervenções são necessárias para que o Distrito Industrial cresça de maneira ordenada e planejada, em conformidade com todas as normas urbanísticas.

Mais diálogo, novas oportunidades

Para apresentar essas novas perspectivas de investimento na região, o Governo de Itaúna reuniu os empresários interessados em investir no Município, apresentando as propostas de ações. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, a medida mostra a transparência e aumenta a confiança dos investidores na Prefeitura. “É urgente a necessidade de retomar o crescimento, de dar visibilidade à Itaúna e conduzir a cidade ao protagonismo industrial e econômico da região. O trabalho já começou a ser feito e não faltará empenho da nova administração em promover essa transformação no setor”, completou Diógenes Vilela.