17 AGO 2017
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual promove inclusão

Iniciativa da Apae envolve a sociedade nas discussões dos direitos e deveres, a partir deste sábado, 19

Com o objetivo de abrir os debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão, a Federação Nacional das Apaes promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Itaúna, serão sete dias de atividades realizadas pelo Instituto Santa Mônica para dialogar sobre a importância dessa causa, destacando os direitos e os ganhos sociais alcançados com a valorização dos atendidos.

Em 2017, o foco é a “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, tema escolhido para a mobilização e que será o ponto de partida para quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, aumentando a luta pelos direitos. “A Semana traz para as Apaes uma visibilidade em nível nacional, o que é fundamental para mostrar quais são as necessidades das pessoas com deficiência e quais os ganhos existem para a sociedade com a inclusão delas”, explicou o gerente de Marketing do Instituto Santa Mônica, João César Santana Pimentel.

Programação

As atividades têm início neste sábado, 19 de agosto, às 08 horas, com uma passeata pelas ruas de Itaúna. A largada será na área externa do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, na avenida Jove Soares. O percurso até a Praça da Matriz é estimado em 30 minutos. No Centro haverá, até as 11 horas, apresentações de dança e capoeira dos alunos da Apae. Artesanato e quitandas produzidos no Centro de Convivência e na Casa de Apoio à Família, inaugurada este ano pela instituição, ficarão expostos para venda. Os recursos arrecadados serão destinados para manutenção das atividades.

À tarde, a partir das 13h30, no Colégio Cenecista Educare, no bairro Pio XII, haverá o Fórum de Inclusão de Capoeira, com batizado e troca de cordas. Mais de 20 alunos do Instituto Santa Mônica vão participar das atividades, que são gratuitas e aberta à participação de toda sociedade. Confira a programação completa.

Segunda-feira, 21 de agosto

08h às 16h30 | Fórum Autodefensores, abordando os direitos e deveres das pessoas com deficiência e os avanços da Apae na promoção da inclusão.

Terça-feira, 22 de agosto

08h às 16h30 | Palestra: Os dez mandamentos da pessoa com deficiência, com o convidado Clênio Tarabal.

Quarta-feira, 23 de agosto

08h e 14h | Palestra: Relacionamento Afetivo, com as psicólogas Pauliane e Andrea Fraga.

Quinta-feira, 24 de agosto

08h e 14h | Palestra: Direitos e Deveres da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares: mercado de trabalho, BPC e autonomia, com a assistente social Cláudia Pinheiro e a conselheira tutelar, Michele Cistina Souza da Cruz.

Sexta-feira e sábado, 25 e 26 de agosto

08h às 18h | II Simpósio da Apae de Itaúna com os temas

Envelhecimento da Pessoa com Deficiência: Impactos na Família e para o Deficiente

A influência da Doença Mental na Deficiência Intelectual

Sexualidade: abordagem com a pessoa com Deficiência e seus familiares

Autismo: atualizações e intervenções.

Grande Teatro da Universidade de Itaúna: Rodovia MG-431, Itaúna.