17 AGO 2017
Programação destaca capoeira inclusiva no fim de semana

Alunos do programa Escola Aberta participam de atividades e recebem convidados no CAIC, no próximo domingo

Itaúna recebe, a partir desta sexta-feira, 18 de agosto, uma intensa programação idealizada com a proposta de promover a inclusão social por meio da capoeira. A iniciativa envolve os alunos do programa Escola Aberta, mantido pela Prefeitura no Centro de Atendimento Integrado à Criança – CAIC, no Morada Nova, e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Para iniciar o evento estão previstas duas oficinas, sendo uma de instrumentos, a partir das 19 horas, e outra, para o ensino de técnicas da modalidade, às 20h, no Colégio Anglo, que fica na avenida Getúlio Vargas, 384 (entrada pela portaria da Jove Soares).  No mesmo local, às 17h30, haverá batizado e troca de cordas.

Sábado, 19, as atividades começam cedo, às 08h, com a concentração para a caminhada inclusiva, na área externa do Espaço Cultural. A passeata seguirá em direção à Praça Doutor Augusto Gonçalves, no Centro, para a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, às 09h, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Itaúna, o Instituto Santa Mônica. Em seguida, 09h30, começarão as apresentações e o “aulão” de capoeira, com a participação da Apae e do projeto Escola Aberta.

A partir das 13h30, nas dependências do Colégio Cenecista Educare, parceiro do projeto, e localizado na rua Belo Horizonte, 222, no Morro do Sol, haverá um fórum sobre o tema “Incluir a pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autista através da capoeira”.

Domingo, 20, os alunos do Escola Aberta recebem no CAIC os convidados especiais, que estarão na cidade para participar da programação neste fim de semana. São mais de 40 personalidades de renome, entre os quais, grandes professores e instrutores de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, e até dos Estados Unidos. Na sede do programa municipal as ações serão executadas das 08h às 11 horas. A organização do evento é do instrutor Dênis Mariano, o Filhote, sob a supervisão do professor Anderson Nascimento, o professor Sapão.