11 AGO 2017
Prefeitura reativa Conselho Municipal Sobre Álcool e Drogas

Presidente, vice e secretários tomam posse em solenidade na sede da Assistência Social

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foram eleitos e empossados em solenidade na Secretaria de Assistência Social, o presidente, vice, primeiro e segundo secretários do Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas - Comad. O órgão, reativado pelo Governo de Itaúna, tem a função de promover o debate e fortalecer, junto às autoridades constituídas, a criação de políticas públicas voltadas ao tratamento e ressocialização dos dependentes químicos.

A assistente social e conselheira, Flávia Fonseca, que esteve à frente do Comad no último mandato, coordenou o trabalho para a eleição dos novos dirigentes. A retomada das atividades pelo órgão foi anunciada pela Prefeitura em junho, durante as celebrações do Dia Internacional de Combate às Drogas. O Executivo argumentou, na época, a medida como essencial para reforçar as diretrizes de prevenção e atendimento especializado, em conformidade com as normas existentes em âmbito estadual e federal.

Regulamentado por lei complementar proposta pelo prefeito Neider Moreira e aprovada pelo Legislativo, o Comad teve alterada a composição e também a nomenclatura, sendo transformado em Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas. A mudança garantiu as condições necessárias para o pleno funcionamento do órgão, com o ingresso de instituições que representam a sociedade civil e o Governo, mas não faziam parte da composição. Essa foi uma das ponderações feitas pelo secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, durante a cerimônia de posse dos dirigentes, nesta semana.

“Com o envolvimento dos representantes de diversos segmentos sociais, o Comad pode desenvolver e estimular as ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, já que a proposta é integrar, unir forças, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários”, afirmou o gestor.

O secretário de Assistência Social, Élvio Marques, reforçou que a administração dará todo o apoio necessário ao Comad para que o órgão atue de forma intensa e eficiente em relação a esse grave problema da cidade. “O colegiado é um instrumento extremamente importante para a elaboração das diretrizes e promoção das políticas públicas voltadas ao setor. Iremos nos empenhar para que os resultados desse trabalho sejam os melhores”, comentou.

Composição

Para a presidência do Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas – Comad – foi eleito Marcílio de Assis, representante das comunidades terapêuticas, que vai trabalhar ao lado do vice, Robson Ferreira Silva (Conselho Tutelar), da primeira-secretária, cabo Fabiane (5ª Cia. Ind. PM) e segunda secretária, Edênia Ribeiro Alcântara, que ocupa a cadeira das Associações de Bairros.

Ao discursar, o presidente, Marcílio de Assis, abordou a importância do Comad para Itaúna. “As drogas têm ceifado muitas vidas e causado extremo sofrimento nas famílias itaunenses, que muitas vezes, convivem com esse problema e têm que enfrentá-lo, com poucos recursos. O órgão é fundamental para discutir e, principalmente, repensar as ações para que tenhamos êxito na guerra contra a dependência química”, salientou.

Foram empossados todos os membros do Comad, composto por 13 representantes de instituições do poder público e sociedade civil. O mandato é de dois anos.

Presenças

Além dos secretários municipais de Assistência Social e Saúde, Élvio Marques e Fernando Meira de Faria, participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral, e o vereador Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da 34ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – de Itaúna, de entidades religiosas e comunidades terapêuticas.