07 AGO 2017
Projeto Meu Bairro é Mais leva serviços e inclusão no Vila Nazaré

Iniciativa oferece 11 oficinas educativas, artísticas e esportivas para a região

A manhã de sábado, 05 de agosto, foi de festa, com a inauguração, pela Prefeitura de Itaúna, do primeiro núcleo do projeto “Meu Bairro é Mais”, no Centro Comunitário da Vila Nazaré. A iniciativa, que contempla também as comunidades do Novo Horizonte e Bela Vista, visa a oferta de atividades educacionais, esportivas e profissionalizantes, gratuitamente, à população. A expectativa da administração é beneficiar pelo menos 300 pessoas com as oficinas, que têm à frente, além da equipe do Gabinete, as secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social e Esportes e Lazer.

A presidente da Associação Comunitária da Vila Nazaré, Edênia Ribeiro Alcântara, destacou a importância do programa para o bairro. “Ficamos muto esquecidos, por muito tempo. E essa proposta do novo governo vai garantir mais aprendizado aos nossos jovens, dando a eles novas perspectivas. Neider disse, ano passado, enquanto em campanha, que olharia por nós. E está cumprindo o compromisso”, afirmou.

O secretário de Esportes, Gustavo Dornas Barbosa, salientou a parceria entre as pastas como fator essencial para a concretização do projeto. “Estamos no caminho certo e dessa maneira conseguiremos viabilizar muitas ações para o povo de Itaúna. Essa junção de esforços gera excelentes resultados e temos total apoio do chefe do Executivo para o desenvolvimento do trabalho para melhorar nossa cidade em todos os setores”, discursou.

O “Meu Bairro é Mais”, para o gestor da Assistência Social, Élvio Marques da Silva, trata da valorização do ser humano, a partir da criação de oportunidades. “É uma grande alegria estar aqui para começarmos juntos esse projeto, que, tenho certeza, renderá muitos bons frutos, não só na região, como em outras localidades para as quais levaremos as atividades”, comentou.

A felicidade em inaugurar mais um programa com benefícios diretos para a população itaunense foi o destaque da fala da secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, que ressaltou o empenho de todos os envolvidos para tornar o projeto realidade. “Temos excelentes profissionais, que demonstram, no dia a dia, muita garra e dedicação. Os resultados ficam a cada dia mais visíveis, como por exemplo, no Escola Aberta, no Caic, no Morada Nova. Fico muito feliz em inaugurar esse polo, mais um instrumento para formação da população, porque, a partir daí é que promoveremos as mudanças necessárias na sociedade”, comemorou.

Representando o Legislativo, o vereador Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara, elogiou a iniciativa. “É uma importante medida, que poderá beneficiar muita gente aqui e em outras regiões do Município. Estamos à disposição para contribuir no que for necessário para que possamos ampliar essa e criar muitas outras ações semelhantes”, falou.

A ampliação do convívio social, com o uso dos equipamentos públicos e a aproximação entre a Prefeitura e a sociedade, de acordo com o prefeito Neider Moreira, são as principais vantagens do “Meu Bairro é Mais”.

“É uma grande satisfação iniciar o programa, que é extremamente importante. Precisamos das associações comunitárias perto da administração, eu sempre defendi essa ideia, era meu plano trazer essas entidades para junto do governo. Essa proximidade nos ajuda a concretizar projetos como esse que lançarmos hoje, contribui para que identifiquemos as necessidades dos moradores de diversas localidades, enfim, ajuda a administrarmos com foco nas prioridades da população”, frisou o chefe do Executivo.

Presenças

Participaram da solenidade de inauguração, na Vila Nazaré, a primeira-dama de Itaúna, Daniela Cristina Nogueira Melo, os secretários municipais, Dalton Leandro Nogueira (Administração), Diógenes Nogueira (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Paulo de Tarso (Regulação Urbana), o chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral, e o diretor-geral do Instituto Municipal de Previdência – IMP, Heli Maia. Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Alex Artur, o “Lequinho” e Lacimar Cezário da Silva, o “Três”, sendo que Daniela da Silva representou Antônio José de Faria Júnior, o “Da Lua”. Estiveram presentes ainda o ex-prefeito Eugênio Pinto e as líderes comunitárias, Adriana Souza e Célia Bouças, que presidem, respectivamente, as associações da Vila Tavares e do São Bento.

Inclusão em foco

A inclusão é o ponto forte do projeto “Meu Bairro É Mais”. Batizado de núcleo “Novos Horizontes”, o projeto vai beneficiar a população da Vila Nazaré, Novo Horizonte e Bela Vista com 11 oficinas, no Salão Comunitário Manoel Flores dos Santos. O programa engloba aulas de futsal, capoeira, balé, hip-hop e zumba; manicure, barbearia, desenho; reforço escolar, contação de histórias, violão, além de canto e coral.

As atividades serão realizadas de segunda a sábado, com horários pré-fixados de cada atividades, otimizando a participação das pessoas. Crianças a partir de 11 anos, adolescentes, jovens e adultos são o público-alvo do “Meu Bairro é Mais”, que será levado em breve a outras comunidades.