07 AGO 2017
Prefeitura fortalece atuação das Associações Comunitárias

Vila Tavares, Vila Vilaça, Antunes e Eldorado ganham mais visibilidade e nova diretoria tem a proposta de unificar a região

As associações comunitárias são as instituições legítimas de representação popular nos bairros. Criadas para serem o elo entre a sociedade civil e o Poder Público, elas dão mais voz à comunidade na busca por melhorias e serviços. A Prefeitura de Itaúna reconhece essas organizações como instrumento para apresentar as principais demandas e incentiva as associações de moradores a buscarem o entendimento dos principais anseios comuns.

Unificar os bairros Vila Tavares, Vila Vilaça, Antunes e Eldorado é a proposta da nova diretoria da Associação Comunitária. Empossada na última quinta-feira, 03 de agosto, a chapa terá a responsabilidade de buscar o entendimento das necessidades dos moradores e propor soluções. “Estamos construindo as parcerias e o Governo vai estender as mãos para toda a sociedade”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques da Silva. “As demandas são enormes, sabemos do desafio que é atender ao maior número de pedidos. E, tão grande quanto a quantidade de trabalho que há para executar, é a nossa vontade em fazer”, completou o gestor.

Élvio deu as boas vindas à nova presidente, Adriana Piedade de Oliveira Souza. “A Secretaria de Assistência Social está preparada atender bem às associações e se estruturou para oferecer auxílio contábil e jurídico, capacitando os servidores e estreitando os vínculos institucionais. Essa é a nova forma de administrar, somar forças para fazer a diferença”, reforçou o secretário.

Diante das autoridades e moradores presentes, Adriana disse que não faltará empenho para buscar a transformação que os bairros necessitam. “Eu nasci aqui e sempre convivi com os desafios que essa região precisa vencer. Vamos ter uma atuação centrada, buscando as melhorias que são prioritárias”, afirmou.

O presidente do Legislativo, Marcinho Hakuna, ao lado de Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara, de Gláucia Santiago, Alex Artur e Antônio de Miranda, reforçou a disponibilidade dos vereadores para ajudar na construção de uma nova realidade. “Acompanhamos há anos as reivindicações por melhorias nesses bairros. A urbanização da Walter Mendes, investimentos em iluminação pública, revitalização do ribeirão Joanica são questões que há anos cobram solução. Vamos nos empenhar para mudar essa realidade e começamos motivados, com o envolvimento de uma nova presidente da Associação que conhece os problemas e, certamente, vai ajudar a alcançar as transformações”, afirmou.

O prefeito Neider Moreira foi representado pelo chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral, que desejou a nova diretoria força para atuar de maneira justa e corajosa. “A Prefeitura e o Gabinete do prefeito estão de portas abertas para a população. O Governo estará presente nos bairros, nas comunidades e na zona rural para fazer a transformação necessária e mudar, para melhor, a vida dos itaunenses”, afirmou.

Governo mais perto da sociedade

Em 2017, a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reconheceu a formação de 10 novas diretorias de Associação Comunitárias. A união dos moradores já faz a diferença nos bairros Parque Jardim; Jadir Marinho, Santa Mônica e Universitário; Barragem do Benfica; Nogueira Machado; São Geraldo, Vila Washington, Chácara do Quitão; Carolina de Castro (Reta de Santanense); Morada Nova; Santa Edwiges; São Bento; Vila Vilaça, Vila Tavares, Antunes e Eldorado.

No Vila Nazaré, a atuação da Associação de Moradores aproximou o Governo de Itaúna da sociedade. O projeto “Meu Bairro é Mais”, lançado oficialmente no último sábado, 05 de agosto, promove a inclusão. Proposto pelo gabinete do prefeito Neider Moreira juntamente das secretarias municipais de Educação e Cultura, Assistência Social e Esportes e Lazer, o programa oferece gratuitamente, no Salão Comunitário Manoel Flores dos Santos, mais de dez oficinas profissionalizantes, educativas e de lazer para a população do Vila Nazaré, Novo Horizonte e Bela Vista.

“Quando estivemos em campanha ressaltei a importância de trazemos as associações comunitárias para dentro do Governo. Quando essas organizações funcionam de maneira adequada, elas contribuem para a administração estar mais próxima das pessoas e ter conhecimento das reais necessidade dos bairros, ajudando o prefeito e o Executivo a trabalhar em prol de toda a sociedade”, destacou Neider Moreira.

Presença

Também participaram da posse, representando a 5ª CIA de Polícia Militar de Itaúna, o tenente Ferreira; e a Polícia Civil, o delegado Jorge Antônio Pereira de Mello. A solenidade contou ainda com a presença do ex-prefeito Eugênio Pinto e de assessores parlamentares.

Conheça a nova chapa

Presidente: Adriana Piedade de Oliveira Souza

Vice-presidente: Clécio Roberto Evangelista

Primeira secretária: Maria Lúcia Peixoto