03 AGO 2017
Regularização de repasses reforça caixa do Hospital e gera economia para Município

Depois de anos, recursos voltam a ser depositados na conta da Casa de Caridade, que, em contrapartida, mantém médico e enfermeiro no Plantão 24 Horas

Acordo firmado pela Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a diretoria da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, garantiu a regularização dos repasses do programa Rede Resposta, iniciativa do governo de Minas Gerais, que visa a manutenção dos atendimentos de urgência e emergência. Essa é a destinação correta dos recursos liberados pelo Estado e que neste ano passaram a ser depositados na conta da instituição.

Em 19 de maio, o Hospital recebeu R$ 600 mil, referentes aos três primeiros meses de 2017. São R$ 200 mil mensais que, quase sempre chegam com atraso. Mas, a partir da atual administração, no momento em que o Estado efetua o pagamento das parcelas, a Prefeitura transfere o valor para a Casa de Caridade.

Além de reforçar o caixa da instituição, a regulamentação do Rede Resposta gera economia para o Município, responsável pelo Plantão 24 Horas. Com a pactuação, o Hospital, em contrapartida, atendendo à exigência do programa, passou a disponibilizar um enfermeiro para a triagem no Pronto Socorro e um clínico-geral para a sala vermelha. A previsão é de redução dos gastos da Prefeitura em aproximadamente R$ 100 mil mensais, ou seja, R$ 1,2 milhão por ano, para manutenção do serviço.