27 JUL 2017
Saúde garante manutenção das cirurgias eletivas no Hospital

Crédito especial de R$ 175 mil reforça Orçamento para complemento da tabela do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde garantiu, por meio de abertura de crédito especial no Orçamento, condições para a continuidade das cirurgias eletivas no Hospital Manoel Gonçalves, no segundo semestre de 2017. A suplementação, de R$ 175 mil, foi aprovada pela Câmara e agora, já publicada, com efeitos retroativos a 1º de junho, vai viabilizar a manutenção dos procedimentos, mediante a complementação da tabela do Sistema Único de Saúde – SUS. A medida foi necessária devido aos atrasos nos repasses devidos a Itaúna pelo Estado e a União.

O remanejamento, aliado a recursos que chegaram aos cofres do Município nos últimos dias, como uma parcela do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS – Pro-Hosp, e uma portaria do Ministério da Saúde, vão reforçar o atendimento à demanda reprimida pelas intervenções cirúrgicas na cidade.

Há cerca de dez dias foram retomados os procedimentos, inclusive com alguns que não eram feitos no município, como os ortopédicos. A previsão é de que o crédito especial e o montante recebido pelos governos estadual e federal, assegurem as cirurgias eletivas programadas até dezembro, entre as quais, são as mais procuradas, as de varizes, vesícula, hemorróida, hérnia e histerectomia, que é a retirada do útero.

“O Município foi contemplado pela portaria do Ministério da Saúde com a cota de 27 intervenções cirúrgicas por mês e agora temos ainda o reforço de uma parcela do Pro-Hosp que estava em atraso e foi paga, e o montante de R$ 175 mil oriundo da suplementação. Queremos reduzir o tempo de espera, estamos trabalhando para isso, e precisamos, ao mesmo tempo, priorizar os casos mais graves”, comentou o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria.