17 JUL 2017
Final do Futsal tem casa cheia para a nova geração do esporte

Equipes mirins disputam o título no Módulo I da competição, que reuniu 17 equipes

Os campeões do Circuito Itaunense de Futsal, categoria Iniciante, Pré-Mirim e Mirim, foram conhecidos em dia de festa e com o Poliesportivo JK cheio de torcedores. Três equipes levantaram a taça no último sábado, 15 de julho. As partidas disputadas revelaram a qualidade dos times e a técnica dos jogadores.

A primeira decisão foi entre as equipes da categoria Mirim. As escolinhas de futsal dos bairros Itaunense e Padre Eustáquio se enfrentaram. Em um jogo muito disputado e com o placar apertado: 1x0 para o Centro Esportivo Padre Luiz Turkenburg - CEPLT, representando o Padre Eustáquio.

Pela categoria Pré-Mirim, Tropical Tênis Clube e E. F. Itaunense fizeram a final numa disputa em que o marcador registrou dois gols de diferença, o suficiente para dar a vitória aos alunos da Escolinha de Futsal. Os jogadores do Itaunense comemoram o título e deram a tradicional volta olímpica.

A decisão da categoria Iniciante ficou entre Tropical e E. F. Jadir Marinho. A partida foi a mais equilibrada. Cada equipe fez um gol na etapa regulamentar. O placar igual levou o jogo para a prorrogação, que terminou com um novo empate em 1x1. O novo campeão foi conhecido depois dos pênaltis, três para cada time. E, no confronto direto, quem levou a melhor foi o Tropical, com duas cobranças revertidas contra uma do Jadir Marinho.

“Foi, sem dúvida, uma competição em alto nível, que exaltou o talento e a força dos jovens atletas. Ao promover o esporte entre todas as idades o Governo de Itaúna une famílias e, tão importante quanto isso, apresenta os talentos do futsal para a sociedade, criando as condições para o crescimento profissional”, analisou o secretário municipal de Esportes, Gustavo Dornas Barbosa.

Gustavo também reforçou o incentivo oferecido pela Prefeitura para a realização dos jogos. “Eu estou mais do que convencido que o esporte é uma ferramenta social para a educação das crianças e adolescentes. É de ficar emocionado ao ver um evento como esse, coroando o resultado do trabalho das nossas escolinhas, fomentando a atividade física e afastando as crianças das drogas”, completou.

O organizador do Circuito, Jesse James, parabenizou todos os atletas e reforçou o compromisso da Secretaria de Esportes em valorizar as competições que enaltecem o trabalho das escolinhas de futsal, os clubes e os times itaunenses. “As escolinhas municipais e particulares veem trabalhando bem durante todo o ano e este evento vem para incrementar, detectar novos talentos e trazer os pais para a quadra. O resultado disso é o envolvimento das famílias. O ginásio cheio, mostra que o esporte é, sim, bastante eficaz na formação cidadã de todas as crianças”, avaliou.

Arte em quadra

A arte também entrou em quadra na final do Módulo I do Circuito Itaunense de Futsal. As alunas do projeto de balé “Dançando e Encantando”, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, fizeram apresentações nos intervalos dos jogos, arrancando aplausos do público presente. O projeto já atendeu mais de 500 crianças, desde a sua primeira aula.

Participação

O vereador Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua, acompanhou os jogos e cumprimentou as equipes em quadra. O parlamentar foi convidado a entregar troféus e medalhas às equipes participantes e vencedora.

Módulo II tem início em agosto

As mesmas equipes voltam à quadra para competir no Módulo II do Circuito Itaunense de Futsal. A próxima fase tem início no dia 04 de agosto, nas categorias infantil (nascidos em 2002/2003) e infantojuvenil (nascidos em 2000/2001). Os times serão divididos em duas chaves, com o sorteio dos grupos realizado na Secretaria Municipal de Esportes.