11 JUL 2017
Final do Circuito Itaunense de Futsal é neste sábado, 15 de julho

Seis equipes disputam título do Módulo I nas categorias iniciante, mirim e pré-mirim no Poliesportivo JK

Os campeões do Circuito Itaunense de Futsal, categorias iniciante, pré-mirim e mirim, serão conhecidos neste sábado, 15 de julho. Os jogos da final foram definidos após os confrontos da fase semifinal, no último final de semana. As escolinhas de futsal dos bairros Jadir Marinho, Itaunense e Padre Eustáquio, além do Tropical disputam o título no Poliesportivo Alexandre Corradi, no complexo da Praça de Esportes JK, no bairro Cerqueira Lima.

Os atletas mais experientes abrem o dia de competição. Pela categoria Mirim, o Centro Esportivo Padre Luiz Turkenburg defende o troféu contra a E.F. Itaunense, às 13h40.

Os atletas pré-mirim fazem a final às 14h50 com o jogo entre Tropical F.C. e E.F. Itaunense. Às 16 horas é a vez de Tropical F.C. e E.F. Jadir Marinho disputarem o primeiro lugar na categoria Iniciante.

Módulo II tem início em agosto

As mesmas equipes voltam à quadra para competir no Módulo II do Circuito Itaunense de Futsal. A próxima fase tem início no dia 04 de agosto, nas categorias infantil (nascidos em 2002/2003) e infantojuvenil (nascidos em 2000/2001). Os times serão divididos em duas chaves. O sorteio dos grupos será realizado na Secretaria Municipal de Esportes.

Valorização dos esportes

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa, ressalta o apoio do Governo de Itaúna aos eventos que unem a população e promovem a valorização da atividade física. “As competições envolvem os atletas em um clima amistoso, criando as oportunidades para a profissionalização de muitos deles, movimentando o cenário esportivo. Além disso, essa interação entre os jogadores e equipes técnicas fortalece a importância das escolinhas de futebol e futsal”, analisou o gestor.

Além das ações voltadas para as crianças, a Secretaria Municipal de Esportes promove campeonatos e torneios entre adultos e jovens, como a Copa Francisco Ramalho, de valorização do futebol entre as equipes de zona rural; o Campeonato Itaunense de Futebol Amador, de incetivo aos times de todos os bairros; e a Copa Itaúna de Futsal Adulto.

O esporte feminino também não fica de fora. Em 2017, a Prefeitura já promoveu o Torneio de Futsal com a participação de 87 atletas de Itaúna e cidades vizinhas. Na Praça de Esportes do bairro de Lourdes, a Copa LTC foi disputada nas categorias masculina e feminina, nas modalidades de futsal e peteca.

O apoio ao esporte especializado também é uma realidade em Itaúna. Oficinas de taekwondo e aulas gratuitas de hidroginástica e natação em praças de esportes, além da realização do Open de Vôlei, no bairro Padre Eustáquio, são algumas das ações de destaque.

Os desportistas também recebem apoio para disputar competições fora do Município. Em 2017, a Secretaria de Esportes e Lazer ampliou os recursos do projeto Apoio ao Atleta Itaunense em 140%, aumentando de R$ 20 para R$ 48 mil o total de recursos disponíveis para incentivo financeiro aos competidores em diversas modalidades.