07 JUL 2017
Equipe do Governo de Itaúna faz vistoria no canal da Jove Soares

Comissão formada por técnicos do SAAE, Infraestrutura e Regulação Urbana trabalha em projetos para evitar alagamentos na “Prainha”

Nesta quinta-feira, 06 de julho, servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e das secretarias municipais de Infraestrutura e Regulação Urbana percorreram o canal de escoamento de água que segue pela avenida Jove Soares. Eles compõem a comissão intersetorial formada para desenvolvimento de estudos e execução de obras com objetivo de solucionar os problemas causados pelos alagamentos, que há décadas geram transtornos ao longo da via nos períodos de chuvas.

O objetivo da vistoria foi a detecção conjunta dos problemas existentes na galeria e que contribuem para as inundações na área. A equipe também está realizando levantamentos para o projeto de construção de um canal paralelo e iniciou as projeções para a implantação de medidas paliativas. Conforme as constatações dos profissionais, há vários pontos de estreitamento, além de tubulações, vigas, e um banco de areia, na saída do canal, esse, com origem nos assoreamentos no rio São João, que reduzem o fluxo normal da água. Na próxima etapa, com a conclusão dos estudos, será feito o levantamento dos custos das intervenções, para que o Município busque os recursos necessários para as obras.

As medidas adotadas pela Prefeitura são essenciais, uma vez que a capacidade de vazão do canal é insuficiente, apesar de intervenções realizadas no passado. Também contribui para o rápido acúmulo de água a condição de a avenida estar localizada numa baixada, área plana cercada por elevações, onde atualmente há cerca de 10 bairros. A grande quantidade de construções diminui a capacidade de absorção, assim como o asfalto que impermeabiliza o solo e aumenta o fluxo e a velocidade com que o volume pluviométrico chega à avenida.