06 JUL 2017
Plano Diretor em conformidade com as normas estaduais

Equipe responsável pela revisão e elaboração do projeto alinha propostas com Programa de Apoio ao Planejamento do Governo de Minas

A comissão do Plano Diretor de Itaúna participou nesta quarta-feira, 05, de capacitação do Programa de Apoio ao Planejamento das Cidades – PlanCidades. A oficina foi realizada na sede do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, das 10h às 16 horas, com abertura do secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta (foto). Na pauta, discussões sobre os modelos construídos pelo Estado para o projeto que estabelece as diretrizes para uso e ocupação do solo, em consonância com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Conedru, atividade prática e apresentação da proposta do PlanCidades para ajudar os municípios na elaboração e revisão dos planos diretores.

Reconhecido pela primeira vez no ranking Connected Smart Cities, com o primeiro lugar em Urbanismo, categoria até 100 mil habitantes, o Município tem agora mais uma missão importante em relação ao setor: consolidar, aprovar e colocar em prática o Plano Diretor, depois de revisado. Os responsáveis por esse trabalho se preparam agora para a conclusão e entrega do projeto. A equipe, formada por profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Meio Ambiente e Direito, já apresentou as propostas em reuniões com representantes de entidades de classes, lideranças comunitárias, vereadores e membros do Executivo. Foram realizadas até agora mais de 50 oficinas e uma audiência pública está prevista para agosto.

Connected Smart Cities

O ranking Connected Smart Cities foi consolidado a partir dos dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento – SNIS, do Ministério das Cidades. A classificação elevou Itaúna à condição de destaque nacional, com 100% dos domicílios urbanos com pavimentação no entorno e 100% de atendimento de abastecimentos de água; 100% de atendimento urbano de esgoto; e 100% de cobertura dos serviços de coleta de resíduos sólidos nos domicílios urbanos. Além disso, a premiação reconheceu os esforços da atual gestão no processo de revisão do Plano Diretor, que tem previsão de aprovação ainda este ano. Elaborado pela atual administração, o documento que estabelece as diretrizes para o crescimento ordenado da cidade e está sendo construído com ampla participação popular.