04 JUL 2017
Itaúna fecha o primeiro semestre com saldo positivo na geração de emprego

SINE amplia ações para qualificação profissional e investe em parcerias com empresas

Entre os meses de janeiro e junho de 2017, Itaúna teve saldo positivo na geração de emprego e renda. Os dados levantados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged –, do Ministério do Trabalho, comprovam que as oportunidades ofertadas, com o aquecimento nos diversos segmentos, superaram os desligamentos no período. Nos seis primeiros meses do ano, 304 pessoas ingressaram no mercado de trabalho.

Relatório apresentado pela agência local do Sistema Nacional do Emprego – SINE – sobre as ações do último mês, reforçam que o número de vagas disponibilizadas aumentou e o número de trabalhadores colocados também. De acordo com o balanço, o número de requerimentos de seguro-desemprego caiu de 415 para 271 entre maio e junho, ou seja, uma redução de 144 pedidos do benefício, que significa mais gente no mercado de trabalho. O setor que mais contribuiu para alavancar a economia foi a indústria de transformação (automobilística, têxtil e confecções).

Mais oportunidades

Ao longo de junho, o SINE realizou 1.455 atendimentos e desenvolveu ações variadas. Como o curso “Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador”, do qual participaram 20 jovens. Durante as 12 horas de capacitação foram abordadas temas como autoconhecimento, autoestima e autoconfiança; relação interpessoal e comunicação; além do trabalho em equipe; marketing pessoal; direitos e deveres; carreira; valores e ética. Os alunos receberam certificados e também aprenderam técnicas para elaboração de currículo e comportamento em entrevistas.

A unidade do SINE em Itaúna captou no último mês 42 vagas dentro do programa Busca Ativa de Emprego, executado em parceria com o governo de Minas Gerais. O projeto visa identificar e propor parcerias com empresas que podem oferecer novos postos de trabalho, aproximando os candidatos das possíveis contratantes. E, a adesão da agência local tem ajudado muita gente a conseguir uma colocação. Em junho, a agência encaminhou 204 candidatos para entrevistas de empregos, sendo que 20 foram contratados.

O SINE de Itaúna também disponibiliza gratuitamente espaço para as empresas durante o processo de recrutamento. Os interessados em utilizar a sala devem entrar em contato e fazer um cadastro. O horário de atendimento do Sine Itaúna é das 07h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. A agência fica na rua Péricles Gomide, 166, Centro. O telefone para mais informações é o 3241.3366.