27 JUN 2017
Itaúna alcança 95% do público-alvo em vacinação contra a Gripe

Conscientização e treinamento de equipes estão entre os instrumentos usados na busca desse resultado

O trabalho feito pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Epidemiologia e Controle de Doenças, com a proposta de aumentar a cobertura vacinal na cidade está surtindo efeito. E uma comprovação disso está nos índices alcançados na última Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada entre 17 de abril e 09 de junho. Itaúna conseguiu imunizar 94,58% do público-alvo, composto por 21.902 habitantes. Ao todo, foram vacinadas 20.714 pessoas durante o período de mobilização.

A campanha alcançou 89,69% do grupo prioritário. As puérperas, que são as mulheres com até 45 dias de pós-parto, lideraram o ranking. A previsão era de que fossem vacinadas 137, mas 165 receberam a dose (120,44%). Entre os idosos, 98,72% dos 9.981 estimados, ou seja, 9.853, estão imunizados, assim como 82,27% dos 1.431 trabalhadores da área de saúde; 75,06% das 4.688 crianças, que devem tomar ainda a segunda dose; e 71,75% das 832 gestantes.

A mobilização contemplou ainda os portadores de comorbidades, que são as doenças crônicas, diabetes e obesidade, e outras condições clínicas especiais. Com 3.339 pacientes nessas situações cadastrados no sistema, o Município vacinou neste ano 3.624, portanto, 108,54%. Os detentos corresponderam a 118,03%, garantida também aos funcionários do sistema prisional (101,10%). Os professores que estão em atividades nas salas de aulas foram incluídos pela primeira vez no calendário oficial do Ministério da Saúde. Conforme os registros da Epidemiologia, dos 1.000 profissionais aptos, 892 (89,20%) compareceram aos postos de vacinação.

Mobilização intensa

Conscientizar a população sobre a importância da vacina como forma de prevenir a gripe e evitar as complicações da doença foi o principal instrumento do Município para alcançar o público-alvo. A capacitação dos servidores também contribuiu de forma significativa para o resultado. Em abril, antes do início da campanha nacional, o setor de Epidemiologia treinou enfermeiros e técnicos das unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF, para a mobilização, levada ainda às escolas e creches, com apoio dos diretores das instituições de ensino, e às igrejas da cidade.