22 JUN 2017
Prefeitura prestes a instalar novo CRAS no Morada Nova

Medida vai garantir ampliação do atendimento e o cumprimento de normas do governo federal

Em breve mais famílias itaunenses contarão com os serviços do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Os recursos para a instalação de uma nova unidade, na região do Morada Nova, foram assegurados a partir da aprovação, na Câmara, do projeto de lei por meio do qual o Executivo abre crédito especial de R$ 225 mil destinados à instalação do CRAS II. O montante será alocado na dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Assistência Social, que já deu início ao processo para montar a estrutura.

A medida vai garantir a ampliação do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. E, está em conformidade com a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, de que os municípios com população entre 50 mil e 100 mil pessoas sejam atendidos por duas unidades do serviço. Itaúna tem aproximadamente 93 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, feita em 2016. E conta até o momento com uma, em funcionamento na Vila Tavares.

A perspectiva da administração é de atender mais 500 famílias, a partir da implantação do CRAS na região do Morada Nova. O secretário de Assistência Social, Élvio Marques, salienta que os procedimentos estão adiantados. “Já demos os primeiros e mais importantes passos. Agora estamos avaliando imóveis para alugarmos um de acordo com as necessidades. Precisamos de espaço para as oficinas, atendimentos de profissionais, como psicólogo, assistente social, e procedermos aos encaminhamentos aos programas sociais. A inauguração do CRAS II será, com certeza, uma grande conquista. A princípio, o custeio do serviço ficará por conta da Prefeitura, mas logo que a unidade começar a funcionar, estaremos aptos a receber subvenções do Estado e União, que já auxiliam na manutenção do CRAS e CREAS”, comenta o gestor.

Prevenção e fortalecimento de vínculos

Desde abril, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – ocupa uma sede ampla, na rua Izaurino do Vale, 234, na Vila Tavares. A mudança foi feita com o objetivo de garantir um espaço mais adequado para a prática das atividades, o que permitiu a ampliação do número de oficinas, de cinco para dez, além de melhorias significativas no atendimento. São oferecidos cursos em diversas modalidades, como violão, desenho artístico, percussão, teclado, hip-hop, dança, artesanato, teatro, canto e marchetaria, sem restrições de idade. O público-alvo são os inscritos no CadÚnico, cadastro único para programas sociais, como o Bolsa-Família.

O CRAS promove hoje o acolhimento de mais de 480 famílias no município, com um trabalho de prevenção focado no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A unidade também oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, voltado às pessoas com deficiência e idosos.