15 SET 2016
Itaúna recebe Circuito Usiminas de Cultura com atrações para toda a família

Haverá programação aberta para a população, para escolas e oficina de dança para os alunos da escola Dona Dorica.

O Circuito Usiminas de Cultura começa na próxima quinta-feira, e a edição deste ano traz a Itaúna atrações de teatro, dança, circo, contação de histórias e manifestações culturais e populares. O projeto ocupa praças, escolas e espaços públicos com diversas atividades artísticas gratuitas para toda a família.

Atrações para a população

No dia 23/09, sexta-feira, terá a mostra musical “O canto de Rubinho do Vale” com Rubinho do Vale e sua banda, às 20h, no teatro Sílvio de Mattos. Os arranjos musicais são voltados para a cultura mineira e brasileira, com ritmos variados, passando pelas folias, batuques, frevos e toadas. Ainda na sexta-feira, haverá a exibição do filme Divertidamente, as 19h30, na praça do bairro Jadir marinho.

No dia 24/09, sábado, acontecerá o espetáculo “MPBaixinhos para todas as idades”, de Maria Tereza Costa, às 10h, na Praça Dr. Augusto Gonçalves. O espetáculo faz um resgate das músicas consagradas dos artistas Vinícius de Morais, Toquinho, Chico Buarque, Guilherme Arantes, Trem da Alegria, Balão Mágico, dentre outros. A apresentação promete ser um show para encantar e emocionar baixinhos de todas as idades.

Já no Domingo, dia 25/09, os risos ficam por conta da “Cia Descarga de Comédia”, com o espetáculo “Mãezona”. A apresentação será às 19h30, no Teatro Sílvio de Mattos. A peça teatral narra com pitadas de humor leve, mas sarcástico, os dilemas de família na casa de dona Odete, mãe de dois filhos problemáticos. A comédia promete cativar o público presente, que vai se identificar e rir bastante.

Nos dias 26 e 27/09, segunda e terça-feira, de 18h às 22h, a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), vai receber a comunidade para uma oficina gratuita de Arte e Educação Patrimonial, com a coordenação de Andréia De Bernardi e Carolina Dellamore. O endereço para a participação é: Rua Manoel Zacarias, 194 Bairro das Graças. Mais informações no telefone (37) 3243-6407.

Encerrando o circuito, no dia 01 de outubro, às 10h, na Praça Dr. Augusto Gonçalves, acontecerão as Mostras e Resultados da Oficina de Danças Urbanas com MC, grafiteiro e tela de grafite.

Para os alunos

No dia 22/09 será apresentado o espetáculo “Histórias de Teatro e Circo”, da Cia Carroça de Mamulengos, nas Escolas Municipais “Dr. Lincoln Nogueira Machado” e “Artur Contagem Vilaça”.

No dia 23/09 será exibido o espetáculo “Pequeno Grande Encontro”, da Cia Circunstância, nas Escolas Municipais “João Luiz de Souza“ e “Maria Augusta de Faria”.

Os Alunos da Escola Municipal “Dona Dorica”, poderão aprender e se divertir com as Oficinas de Danças Urbanas que serão coordenadas por Rômulo Silva e Sheyla Bacelar. As oficinas acontecerão do dia 26 a 30/09.

Conheça o projeto

O projeto é patrocinado pela Usiminas, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, POP Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com o apoio da Prefeitura de Itaúna. Todas as apresentações são gratuitas. Mais informações pelo telefone (37) 3243-6425 (Espaço Cultural).

Confira a programação abaixo:

Quinta-feira

“Histórias de Teatro e Circo”

Cia Carroça de Mamulengos

E.M.Dr. Lincoln Nogueira Machado

Rua Antônio Medeiros, 153- Bairro de Lourdes

Faixa etária 5 a 11 anos

(somente para os alunos)

“Histórias de Teatro e Circo”

Cia Carroça de Mamulengos

E.M. Artur Contagem Vilaça

Rua Dalmo Lúcio Coutinho, S/Nº - Bairro Cidade Nova