06 SET 2016
III Jornada Educacional da Rede Municipal se encerra com promoção de conhecimento para todos os envolvidos

Evento ocorreu entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, promoveu atividades para estudantes e comemorou os 30 anos da UNDIME

Os estudantes da rede municipal de ensino puderam aprender e compartilhar várias experiências na III Jornada Educacional deste ano. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, recheado de atividades e palestras com renomados educadores do país.

No dia 29, segunda-feira, aconteceram as oficinas de teatro, artes, balé, biscuit, contação de histórias, marionetes, percussão, hip hop, psicomotricidade, canto coral, roda de conversa e distribuição de livros de escritores itaunenses, para os alunos das diversas escolas espalhadas pela cidade.

Já na terça-feira, dia 30, de 9h às 16h, no Teatro Sílvio de Mattos, ocorreu a palestra “Memorial de gestão”, com Carlos Sanchez, que é graduado em Comunicação Social e mestrando em Gestão e Políticas Educacionais (Universidad Nacional Tres de Febrero – Buenos Aires). O palestrante falou sobre a gestão de vários projetos na área da educação.

No mesmo dia, mas a partir das 19h30, no mesmo local, o palestrante foi Joe Garcia, que é Matemático (PUC-PR), Mestre em Educação (UFPR) e Doutor em Educação pela PUC de São Paulo. Ele falou sobre “Um olhar diferente sobre a indisciplina na escola”. As duas palestras tiveram como público gestores educacionais.

No dia 1º de setembro, o evento ocorreu as 19h, no Teatro Sílvio de Mattos, com o palestrante Júlio Furtado, que é graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia. Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. O tema proferido foi: “O papel dos pais em tempos de crise”. O público foi formado pelos responsáveis pelos alunos nas escolas da rede municipal.

No dia 2 de setembro, às 8h, no teatro da Universidade de Itaúna, ocorreu a última palestra da III Jornada Educacional da Rede Municipal. O palestrante foi Júlio Furtado, que usou o tema “Professando o quê, professor?”. O público foi formado por professores, pedagogos e diretores das redes de ensino.

Encerramento e agradecimentos

As atividades da III Jornada Educacional se encerraram no último dia 2 de setembro. Durante o evento foi parabenizada pela participação a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que comemora seus 30 anos. Eles são responsáveis pela construção e defesa da educação pública com qualidade social. Depois de uma semana de muito trabalho e aprendizado para o todas as pessoas que participaram desse evento, os organizadores fizeram questão de agradecer os palestrantes Carlos Sanchez, Joe Garcia, Júlio Furtado e a todos os envolvidos (veja Abaixo), que dividiram saberes e proporcionaram atividades e experiências em prol de uma educação e um futuro melhor para todos nós.

Bárbara Castro- Oficina de Artes;

Camila Oliveira- Contação de Histórias;

Elaine Vilela- Contação de Histórias e oficinas de atividades pisicomotoras;

Filipe Correa e todo o grupo de Teatro- Oficina e apresentação de peça teatral;

Geraldo, Cíntia e Hanna Fonte Boa- Teatro de marionetes;

Guilherme Menezes- Oficina de expressão corporal;

Isaque Barroso- Oficina de Percussão;

Juliana Lima, Leandro Silva e o Coral Infanto- Juvenil de Itaúna- Oficina de canto e apresentação do coral;

Lucas Pedro- Oficina de Percussão;

Marilene Franco- Contação de Histórias;

Pedro Henrique- Apresentação de Hip Hop.